plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PASSO ATRÁS

Presidente da Ucrânia admite que país não será da Otan

Volodymyr Zelensky fez o comunicado durante uma videoconferência. Porém, ele continua pressionando o Ocidente a ceder aviões de guerra para se defender dos ataques russos.

Imagem ilustrativa da notícia Presidente da Ucrânia admite que país não será da Otan camera Eleito em 2019, Zelensky defendia a inclusão da Ucrânia na Otan e na UE | Reprodução

“A Ucrânia não é um membro da Otan, nós entendemos isso. Ouvimos por anos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não poderíamos entrar”, admitiu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta terça-feira (15).

“É a verdade e isso precisa ser reconhecido”, falou Zelensky em uma videoconferência com líderes da Força Expedicionária Conjunta, grupo de nações do norte europeu, encabeçado pelo Reino Unido.

Volodymyr foi eleito em 2019 e sempre defendeu a inclusão da Ucrânia na Otan e na União Europeia. Porém, viu seu principal pedido, desde o início da guerra, ser recusado pela aliança atlântica. Ele pedia a criação de uma zona de exclusão aérea nos céus ucranianos.

De acordo com a Otan, tal medida poderia colocar a aliança em confronto direto com a Rússia, o que desencadearia uma Terceira Guerra Mundial.

Mas o Ocidente continua a ser pressionado por Zelensky, que exige ao menos a doação de caças para proteger o país contra bombardeios russos. “A máquina militar russa ainda pode ser contida”, disse o presidente, enfatizando que Putin não pretende parar agora.

“Nós podemos fazer a Rússia parar o assassinato de pessoas. Será mais fácil se o fizermos juntos, porque interromperemos a destruição da democracia em nossa terra. Do contrário, vocês serão os próximos”, afirmou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias