O conflito entre Ucrânia e Rússia já dura mais de dois meses e até o momento sem sinais de possíveis acordos reais de cessar fogo por ambas as partes. Diversos encontros entre as duas potências foram realizadas, mas nada foi resolvido e a guerra tem deixando milhares de mortos e feridos. Sem previsão para o fim dos conflitos, muitos animais selvagens correm o risco de serem mortos.
Um zoológico de Kharkiv, na Ucrânia, pode ter que sacrificar leões, tigres e ursos após os constantes bombardeios que ocorrem na cidade desde a invasão russa, em 24 de fevereiro. De acordo com o portal britânico Daily Star, o local abriga 6.810 animais e a maioria pode morrer caso não sejam resgatados.
O dono do Ecopark, Alexander Feldman, informou em nota que a infraestrutura do local foi destruída.
"O maior problema são os grandes predadores. Seus cercados milagrosamente ainda mantêm sua integridade, mas se mais um bombardeio ocorrer, leões, tigres e ursos, perturbados pelo medo, podem ficar livres e ir para a cidade ou para aldeias próximas. Não podemos permitir isso."
"Nossos especialistas estão agora considerando a possibilidade de uma moradia temporária, pelo menos para alguns deles. Caso contrário, a única opção que nos resta é colocar os predadores 'para dormir'", disse Feldman.
Veja também:
- Human Rights Watch acusa Rússia de crimes de guerra
- Forças russas deixam Chernobyl por temor à radiação
- Abelhas defendem Ucrânia e deixam três mortos e 25 feridos
O responsável pelo Ecopark afirmou também que é doloroso falar sobre o triste fim que alguns dos animais podem ter, mas destacou que a prioridade neste momento é salvar as pessoas que estão sendo vítimas da guerra.
Um bombardeio em 17 março matou dois orangotangos e chimpanzés. Dois dias depois, nove veados morreram e 20 fugiram do Ecopark. O dono do zoológico informou que sete leões, uma onça e uma pantera foram transferidos para locais seguros até o momento e pediu doações para que mais animais sejam salvos.
Em meio à situação difícil, um grande número de moradores de Kharkiv, Kiev, Odessa e Dnipro ofereceram ajuda para mais resgates. Alguns vídeos que circulam na internet mostram os animais sendo retirados do local.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar