Os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia provocaram nova tensão em países próximos, como é o caso da Suécia, que teve seu espaço aéreo mais uma vez invadido por um avião russo. A violação foi comunicada pela Força Aérea do país nórdico no último sábado (30) e aconteceu no dia anterior (29).
+ Refugiados da Ucrânia chegam em Minas e comovem brasileiros
O avião russo invadiu os céus de Blekinge, no sul da Suécia, e foi o segundo do tipo desde o começo da guerra na Ucrânia. No mês passado, quatro caças violaram o espaço aéreo, de acordo com informações da imprensa do país e dois deles estariam em posse de armas nucleares, mas esse detalhe não foi confirmado.
No contexto atual, o clima é tenso porque, assim como a Finlândia, a Suécia também estuda a possibilidade de entrar na Otan, a aliança militar ocidental, nas próximas semanas, o que significa uma mudança expressiva de décadas de postura de independência.
+ Reino Unido quer aumento do poderio da Ucrânia contra Rússia
Cabe lembrar que a Rússia criticou tal iniciativa e se prepara para aumentar a proteção contra um ataque de Moscou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar