plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DOENÇA MISTERIOSA

Adenovírus pode ser a causa de hepatite grave em crianças

Os adenovírus são transmitidos geralmente por contato pessoal próximo, gotículas respiratórias e superfícies.

Imagem ilustrativa da notícia Adenovírus pode ser a causa de hepatite grave em crianças camera Representação microscópica do Adenovírus | Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que monitora casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida em crianças na Europa. Segundo a entidade, até o dia 8 de abril, foram notificados 74 casos no Reino Unido, sendo dez deles na Escócia. Há relatos também de três casos confirmados na Espanha e ao menos seis, em investigação, na Irlanda.

Agora, nove crianças foram afetadas pela doença no sul dos Estados Unidos, no estado do Alabama. Os pacientes testaram positivo para um patógeno comum chamado adenovírus 41, o que explicaria essa grave inflamação do fígado, disse na última sexta-feira (29) a agência federal americana de saúde pública.

As crianças, de 1 a 6 anos, estão entre cerca de 170 casos em 11 países nas últimas semanas, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Outro estado dos Estados Unidos, Wisconsin, está investigando uma morte suspeita.

O novo artigo dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, na tradução do inglês) trata especificamente do grupo do Alabama, mas as pesquisas seguem em todo o país.

"Neste momento, acreditamos que o adenovírus pode ser a causa desses casos relatados, mas ainda estão sendo investigados outros possíveis fatores ambientais e situacionais", disse a agência em um comunicado que acompanha o estudo. Sabe-se que o adenovírus 41 causa gastroenterite nas crianças, mas "geralmente não é conhecido como uma causa de hepatite em crianças saudáveis", segundo os CDC.

Veja também:

No entanto, uma pesquisa descartou outras exposições comuns, incluindo a Covid-19, os vírus das hepatites A, B e C (as causas mais comuns de hepatite nos EUA), a hepatite autoimune e a doença de Wilson, um transtorno hereditário raro.

Os CDC recomendam que as crianças estejam em dia com suas vacinas e que seus pais e responsáveis tomem medidas preventivas, como a higiene das mãos, evitar pessoas doentes, cobrir-se ao tossir e espirrar, e evitar tocar olhos, nariz e boca.

Os adenovírus são transmitidos geralmente por contato pessoal próximo, gotículas respiratórias e superfícies. Há mais de 50 tipos deles — os mais comuns causam o resfriado, mas também muitas outras doenças.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias