plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GUERRA NA UCRÂNIA

Caças do "Fantasma de Kiev" são abatidos pela Rússia

Aviões da Força Aérea ucraniana eram a principal arma usada na guerra com a Rússia, que se estende há 85 dias.

Imagem ilustrativa da notícia Caças do "Fantasma de Kiev" são abatidos pela Rússia camera Aviões de guerra MiG-29 eram a principal arma dos ucranianos no combate à invasão russa | Reprodução

A guerra entre Rússia e Ucrânia entra em seu 85º dia e sem previsão alguma de acabar. Até o momento, milhares de civis e militares morreram em decorrência do conflito entre os dois países, iniciado em 24 de fevereiro.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que seus sistemas de defesa aérea abateram alguns caças MiG-29, além de seis helicópteros usados pela Ucrânia no combate no leste europeu.

Veja também:

Pentágono realiza primeira audiência pública sobre OVNIs

Queda de avião com 123 pessoas pode ter sido de propósito

Os caças eram considerados a principal linha de defesa aérea ucraniana. Eles começaram a ser fabricados na década de 1980 pela empresa russa Mikoyan-Gurevich, que leva o nome de seus dois fundadores, Artem Mikoyan e Mikhail Gurevich, e se mantêm operacionais até os dias de hoje na Força Aérea russa e em países para os quais foram exportados, como a Ucrânia.

A versão mais recente do MiG-29 tem capacidade para até seis mísseis de curto alcance, além de uma metralhadora que faz até 150 disparos. De acordo com as especificações técnicas, a aeronave tem alcance bélico de 1.430 km e pode voar a uma altura máxima de 18.013 metros. O caça mede 17,3 metros de comprimento e 4,4 metros de altura. Sua envergadura é 12 metros e ele alcança até 2.400 km/h. A velocidade de cruzeiro é de 1.500 km/h.

"FANTASMA DE KIEV"

Esse modelo de caça é o mesmo que apareceu em um vídeo decolando do aeródromo ucraniano depois que a Rússia alegou ter destruído por completo todos os aviões de combate ucranianos, no início da invasão ao país vizinho.

O MiG-29 virou, naquele momento, a primeira evidência de que a Ucrânia possuía aviões para combater. Logo em seguida, surgiu a lenda do "Fantasma de Kiev", um piloto ucraniano com habilidades "sobrenaturais" que teria usado um MiG-29 para tirar de combate 6 ou 40 aeronaves russas nos primeiros dias de guerra —os relatos variam.

Mas militares disseram ser praticamente impossível que um único piloto abatesse dezenas de aeronaves inimigas. Além disso, várias das fotos divulgadas nas redes sociais como sendo supostamente do piloto responsável pelo ataque contra os russos foram adulteradas ou eram de registros de outras épocas.

Até o Comando da Força Aérea da Ucrânia anunciou no Facebook que o "Fantasma de Kiev é um super-herói lendário que foi criado pelos ucranianos!", destacando que não se deve "negligenciar as regras básicas de 'higiene da informação'" e "checar as fontes de informação antes de espalhar informações".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias