plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DOENÇA VIRAL

'Varíola de macaco': Moderna começa testes de vacinas

Estudos estão na fase de testes em laboratórios

Imagem ilustrativa da notícia 'Varíola de macaco': Moderna começa testes de vacinas camera Os doentes com varíola dos macacos desenvolvem uma erupção na pele que pode formar bolhas | Reprodução

Recentemente, diversos países têm registrado casos de pacientes diagnosticados com "varíola de macaco", doença viral rara causada pelo vírus da varíola símia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade não é considerada grave: a taxa de mortalidade é de 1 caso a cada 100. Porém, é a primeira vez que se tornou identificada em grande escala fora do continente africano.

Na Europa, os casos já ultrapassam 50. Os países com maior número de diagnósticos são: Portugal (20), Espanha (23) e Reino Unido (7). Os EUA também confirmaram um paciente com a doença viral. A crescente evolução da doença está preocupando as autoridades da saúde em todo canto do mundo.

Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe e com inchaço dos gânglios linfáticos. Em seguida, o problema progride para uma erupção disseminada no rosto e no corpo.

Celebrada atualmente como uma importante fabricante de vacinas contra a Covid-19, a empresa farmacêutica norte-americana Moderna informou que já está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a varíola de macaco.

De acordo com a farmacêutica, os estudos já está na fase de testes em laboratórios e ainda não envolvem voluntários humanos.

Em março deste ano, a empresa norte-americana lançou um programa de desenvolvimento de imunizantes para prevenir ameaças de saúde pública até 2025. O projeto é focado em 15 patógenos identificados como de maior risco pela OMS.

“Ressaltando esse compromisso, e como a monkeypox (varíola de macaco) é de importância para a saúde pública global, conforme identificado pela OMS, estamos investigando possíveis vacinas contra a varíola em um nível pré-clínico”, afirmou a empresa na segunda-feira (24/5), via Twitter.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias