plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TENSÃO INTERNACIONAL

China estende exercícios militares no Mar de Taiwan

Parte de retaliação de Pequim contra os EUA, os treinamentos deveriam ter sido encerradas no último domingo (7). Agora, porém, devem prosseguir por tempo indeterminado.

Imagem ilustrativa da notícia China estende exercícios militares no Mar de Taiwan camera Marinha chinesa participa de exercícios militares no Mar de Taiwan. | (Foto: Reprodução PLAAF)

A China anunciou nesta segunda-feira (8) novos exercícios militares nos mares e no espaço aéreo ao redor de Taiwan, prosseguindo com a retaliação pela visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha que Pequim considera parte de seu território.

A manutenção das maiores manobras já feitas na região, que estavam previstas para terminar no domingo (7), aumentam os temores de que o país seguirá com a pressão às defesas taiwanesas, desafiando os apelos do Ocidente e adicionando mais expectativa de que haja uma resposta dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

China faz maior operação aérea de sua história contra Taiwan

China dispara mísseis em torno de Taiwan e preocupa

O treinamento ocorre em condições reais de guerra e, segundo comunicado do Comando Militar do Leste do exército chinês, tem foco em operações antissubmarino e de ataque marítimo. A duração e a localização exata dos exercícios ainda não são conhecidas, mas Taiwan já diminuiu as restrições de voo perto das seis áreas usadas nas manobras anteriores.

Nesta segunda, o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, disse que Pequim está realizando exercícios militares normais em "suas próprias águas" de maneira aberta, transparente e profissional.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan condenou a manutenção das manobras, exigindo a interrupção das ações e dizendo que a China estava criando crises deliberadamente. "Diante da intimidação militar criada pela China, Taiwan não terá medo nem recuará, e defenderá com mais firmeza sua soberania, segurança nacional e modo de vida livre e democrático", disse em comunicado.

O presidente dos EUA, Joe Biden, também manifestou apreensão com o prosseguimento dos exercícios. "Estou preocupado que eles estejam se movendo tanto quanto estão", disse nesta segunda.

O governo americano vem condenando as ações chinesas tomadas após a visita de Pelosi à ilha. Mas Washington, que há muito atua como protetor não oficial de Taiwan, não revelou se usaria força militar para deter a escalada da situação.

Exercícios demonstram poderio militar da China.
📷 Exercícios demonstram poderio militar da China. |(Foto: Reprodução PLAAF)

Pequim culpa EUA pela situação tensa no Mar de Taiwan

No sábado, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, denunciou o que chama de "total desproporção" da reação chinesa, divulgando um comunicado conjunto com seus colegas do Japão e Austrália para pedir o fim dos exercícios.

Já o Ministério da Defesa chinês tem mantido sua pressão diplomática sobre os EUA. "A atual situação tensa no Estreito de Taiwan é inteiramente provocada e criada pelo lado dos EUA por iniciativa própria, e o lado dos EUA deve assumir total responsabilidade e sérias consequências por isso", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Wu Qian, em um post nas redes sociais.

Pequim também tem usado o contexto para intensificar uma ofensiva de propaganda destinada a minar a confiança de Taiwan em sua segurança, ao mesmo tempo em que satisfaz o sentimento nacionalista no continente.

Depois que os exercícios militares começaram a ser detalhados na semana passada, a mídia estatal e diplomatas começaram a publicar postagens e artigos destacando sinais da cultura chinesa em cidades taiwanesas, o que, segundo eles, reforçava a reivindicação de soberania de Pequim.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias