
Durante escavações na localidade sueca de Ysby, arqueólogos fizeram uma grande descoberta que remonta ao tempo dos vikings. Eles encontraram uma espécie de amuleto em formato do "martelo de Thor", o Deus nórdico do trovão. Acredita-se que o artefato seja datado de algum período entre os séculos IX e XI.
Thor era uma divindade da mitologia nórdica e reconhecido como o deus do trovão, das tempestades e da agricultura. Originário da cultura germânica, é reconhecido pelos historiadores como o deus mais popular entre os nórdicos da Era Viking. Filho de Odin, era tido como o mais poderoso do panteão nórdico.
Veja também:
- Mosaico que retrata a 'Guerra de Troia' é achado na Síria
- Arqueólogos acham escultura do último rei da Babilônia
- Cientistas ‘ressuscitam’ palmeira do tempo de Jesus
O amuleto foi classificado pelos pesquisadores como uma peça "sem igual". Isso porque trata-se da primeira peça do tipo a ser encontrada no condado de Halland, onde Ysby fica situada. Medindo apenas 3 cm, a relíquia é feita de chumbo, mas pode ter sido revestido de ouro ou prata no passado.
VEJA:
A peça milenar encontrada data da época na qual o cristianismo começou a se espalhar pela Suécia. Como era um símbolo da mitologia nórdica, os especialistas acreditam que o martelo pode ter sido usado por alguém que se recusava a adotar uma crença estrangeira. Seria uma forma de a pessoa resistir à religião cristã e afirmar que continuava a venerar as divindades locais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar