Um grupo de cientistas chineses encontraram uma floresta subterrânea gigantesca dentro de uma caverna localizada no sul da 0China. O ecossistema está situado em um poço de 306 metros de comprimento, 150 metros de largura e 192 metros de profundidade. De acordo com os pesquisadores, existem três entradas diferentes para a caverna e as árvores antigas alcançam praticamente os 40 metros de altura.
Os engenheiros do Instituto de Geologia Karst afirmaram que o buraco na montanha ultrapassa 5 milhões de metros cúbicos. Esse tipo de caverna, segundo os especialistas, são conhecidas com paisagem cárstica e representam um tipo de geografia bastante comum na região autônoma da República Guangxi Zhuang.
Veja também:
- Robô que deveria limpar Chernobyl "morre" em minutos
- Centenas de criaturas estranhas são achadas no oceano
- Pesquisador acha peixe com veneno capaz de matar 30 pessoas
Esse tipo de formação também é encontrado em diferentes regiões do mundo, como o México e Papua Nova Guiné. George Veni, do Instituto Nacional de Pesquisa de Covas e Karst (NCKRI), nos Estados Unidos, explicou que no sul da China a topografia é propensa à formação de grandes sumidouros e cavernas com paisagens que parecem nascidas em outro mundo.
VEJA O VÍDEO:
A formação das paisagens cársticas se dá principalmente pela dissolução do leito rochoso, especialmente pela passagem de água da chuva, que é mais ácida e capta dióxido de carbono durante sua passagem pelo solo, o que aumenta sua acidez. Com o passar do tempo, a água goteja, se precipita e finalmente flui através das rachaduras do leito rochoso, ampliando-as gradativamente até que se tornem túneis completamente vazios.
Essas regiões são protegidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônios mundiais da humanidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar