plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Arqueólogos acham 'retratos' de múmias pela 1ª vez no Egito 

Também foram localizados vários caixões feitos em estilos egípcio antigo e uma estátua de terracota da deusa Afrodite.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Arqueólogos acham 'retratos' de múmias pela 1ª vez no Egito  camera Retrato da mulher que virou múmia descoberto no Egito | Foto: divulgação/Mohamed Samah

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou nesta quinta-feira (1º) a descoberta dos restos de um enorme edifício funerário greco-romano na província de Fayoum, ao sul da capital Cairo, no Egito.

Durante escavações, arqueólogos encontraram múmias sepultadas junto com pinturas que as retratam quando eram vivas. É a primeira vez em mais de cem anos que uma descoberta dessas acontece no país.

O achado impressionante foi feito no sítio arqueólogico de Garza. O povoado antigamente conhecido como vila de Filadélfia, foi fundado no século III a.C. pelo rei Ptolomeu II na região de Fayoum.

De acordo com os pesquisadores, o piso do edifício foi feito de argamassa de cal colorida e decorado com azulejos de cores distintas. Além disso, foram achados fragmentos de quatro colunas nas proximidades do edifício e também foram localizados vários caixões feitos em estilos egípcio antigo e grego antigo.

Veja também:

Para os especialistas, isso é uma característica do local, e muitas descobertas anteriores refletem essa combinação de arquitetura e artefatos de ambas as civilizações.

Foram localizados vários caixões feitos em estilos egípcio antigo e grego antigo.
📷 Foram localizados vários caixões feitos em estilos egípcio antigo e grego antigo. |Foto: divulgação/Mohamed Samah

Os arqueólogos também descobriram várias pinturas, popularmente conhecidos como "retratos de Fayoum". Trata-se de um retrato realista pintado sobre madeira em múmias egípcias.

Adel Okasha, o chefe do Departamento Central de Antiguidades Egípcias no Egito Central, afirmou que esses retratos são os primeiros a serem descobertos desde que o arqueólogo britânico Flinders Petrie desenterrou um conjunto deles em 1907.

Retrato da mulher que virou múmia descoberto no Egito
📷 Retrato da mulher que virou múmia descoberto no Egito |Foto: divulgação/Mohamed Samah

Segundo ele, a missão encontrou uma rara estátua de terracota da deusa Ísis-Afrodite (uma combinação da deusa egípcia Ísis e da deusa Afrodite) em um dos caixões de madeira, bem como documentos de papiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias