O papa Francisco completou no sábado (17), 86 anos. o estado de saúde dele tem chamado a atenção desde que foi visto de cadeira de rodas pela primeira vez este ano. Isso aconteceu por conta de fortes dores no joelho direito.
Segundo Francisco, um documento sobre a sua renúncia já foi assinado, caso seja tenha algum problema de saúde grave, que possa o impedir de exercer suas funções. “Já assinei minha demissão. Era Tarcísio Bertone o secretário de Estado. Assinei e disse a ele: ‘Em caso de impedimento por motivos médicos ou sei lá o quê, aqui fica a minha demissão. Eles já têm.’ Não sei a quem o Cardeal Bertone entregou, mas eu enviei quando ele era secretário de Estado”, disse.
A declaração foi dada em entrevista publicada neste domingo (18), pelo jornal espanhol ABC. O líder religioso foi eleito para o cargo em março de 2013 e não disse quando entregou esse comunicado. Como Bertone ficou no cargo de secretário de Estado do Vaticano até outubro daquele ano, o envio da carta foi feito ainda em 2013, mas sem ser possível definir o mês.
Francisco também tem problemas crônicos nos nervos ciáticos, que costumam provocar fortes dores, e foi submetido a uma delicada operação de cólon em julho de 2021.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar