O terremoto que provocou uma catástrofe sem precedentes na Síria e Turquia entre a noite de domingo (5) e a madrugada de segunda-feira (6) causou o colapso de centenas de construções habitacionais e históricas nos dois países.
Veja também:
Terremoto na Turquia e Síria mata mais de 1500 pessoas
VÍDEOS: veja o resgate após terremoto na Turquia e Síria
Chama a atenção, porém, a desvastação que o tremor ocasionou no Castelo de Gaziantep, localizado em território turco. A edificação, que possui mais de dois mil anos desde que foi construída, ruiu e ficou completamente irreconhecível.
O epicentro do tremor principal foi nas imediações no povoado de Kahramanmaras, no sul da Turquia, próximo à cidade de Gaziantep, onde fica o castelo milenar. A região é próxima da fronteira com o norte da Síria, que também foi gravemente atingida pelo abalo sísmico.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O castelo era considerado patrimônio histórico mundial pela Unesco. De acordo com escavações arqueológicas, ele foi construído pela primeira vez como uma torre de vigia no período romano entre os séculos II e IV d.C. e expandido ao longo do tempo.
Ele assumiu sua forma atual entre 527-565 d.C. durante o período do imperador bizantino Justiniano I, de acordo com os Museus Turcos, o site oficial de museus e sítios arqueológicos do país.
ANTES E DEPOIS
Castelo de Giantzep antes do terremoto:
Castelo de Giantzep depois do terremoto:
O castelo de Gaziantep construindo 2.200 anos foi destruído com o terremoto ocorrido nessa madrugada. pic.twitter.com/1x9a8kZhjK
— Enfermeira Intensivista (@LuanaBarros1710) February 6, 2023
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar