plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Decifrado manuscrito que fala sobre Alexandre, o Grande

O papiro, de 2 mil anos, foi encontrado em Herculano, cidade do Império Romano que foi destruída junto com Pompeia na erupção do Vesúvio, em 79 d.C.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Decifrado manuscrito que fala sobre Alexandre, o Grande camera Alexandre, o grande, foi um rei macedônio famoso por sua expressiva expansão territorial | REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Cientistas dos Estados Unidos conseguiram decifrar o conteúdo de um "livro perdido" de cerca de dois mil anos encontrado em Herculano, cidade que foi destruída junto com Pompeia, na famosa erupção do Vesúvio no ano 79 d.C. Com a ajuda de uma Inteligência Artificial, os pesquisadores descobriram que o manuscrito menciona várias vezes Alexandre, o Grande.

Alexandre, o Grande tornou-se rei da Macedônia depois que seu pai foi assassinado, em 336 a.C. Durante os 13 anos seguintes, ele liderou uma série de campanhas militares que levaram os macedônicos a conquistarem a Pérsia, o Egito e partes da Índia.

O documento milenar foi encontrado em uma vila de Herculano entre os papiros carbonizados pela erupção vulcânica. Em 1804 o papiro foi entregue a Napoleão Bonaparte, que o doou ao Instituto da França, em Paris, onde ainda permanece. Em 1986, pesquisadores tentaram desenrolar o papiro, mas acabaram danificando o texto histórico.

Agora, por meio de escaneamento e tomografia computadorizada, arqueólogos das universidades de Michigan e Kentucky conseguiram obter imagens digitais em 3D das inscrições. Depois disso, eles conseguiram treinar softwares para detectar tinta nesses documentos, permitindo com que eles pudessem ser lidos. Além de Alexandre, o Grande, o texto menciona generais macedônicos que o sucederam, como Seleuco, que governou grande parte do território no Oriente Médio, e Cassandro, que governou a Grécia.

Texto danificado que está em análise pela IA
📷 Texto danificado que está em análise pela IA |Foto: Reprodução/Live Scienece/Michèle Hannoosh

Até o momento, o trabalho está progredindo lentamente e tornando o texto mais legível, mas muito do conteúdo do pergaminho permanece um mistério. Também não se sabe quem o escreveu, nem o que ele estava fazendo na vila onde foi encontrado.

Richard Janko, pesquisador da Universidade de Michigan, sugere que o documento podia ter servido como material de consulta do filósofo Filodemo, autor de outros textos descobertos anteriormente no local.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias