A enorme esfera metálica achada em uma praia no Japão despertou curiosidades e até mesmo teorias da conspiração de muitas pessoas, entretanto, para os mais curiosos, o objeto pode ser apenas uma boia inofensiva. Pelo menos é o que diz o oceanógrafo Mark Inall, da Associação Escocesa de Ciências Marinhas.
Ele disse à BBC que soube o que era logo que a viu: "É inconfundível". Conforme o profissional, boias como essa surgem com frequência na costa da Escócia.
Encontrada por um morador local na cidade costeira de Hamamatsu, a cerca de 200 quilômetros a sudoeste de Tóquio, a esfera mede cerca de 1,5 metro de diâmetro, tamanho semelhante às esferas instaladas em "linhões" de energia (linhas de transmissão).
Apelidado de "ovo de Godzilla", objeto gerou inúmeras teorias, que a colocavam, até mesmo, como se estivesse vindo do espaço sideral.
LEIA TAMBÉM:
+ Autor de chacina no MT tem foto com boné de Bolsonaro
+ Municípios do PA seguem fora do ranking de cidades violentas
+ MP de São Paulo aletou prefeitura de São Sebastião
O burburinho foi tanto, que a Polícia e o esquadrão anti-bombas para examinar e investigar a esfera. Foi criada uma área isolada, mas exames de raio-x confirmaram que não havia perigo algum. De acordo com autoridades locais, a bóia já foi removida, passará um tempo armazenada e depois descartada.
"Acho que todos na cidade de Hamamatsu estavam preocupados e curiosos para saber do que se tratava, mas estou aliviado porque o trabalho acabou", disse uma autoridade local à imprensa japonesa.
Após a simples boia viralizar em todo o planeta, japoneses repudiaram a atitude das autoridades locais, por gerar, de alguma forma, alguma preocupação, já que o país vive uma certa instabilidade geopolítica, inclusive com dois mísseis balísticos caindo no Mar do território, lançado pela Coreia do Sul após os Estados Unidos realizaram exercícios militares conjuntos com aliados do Leste Asiático.
"Meu Deus! É uma boia de amarração de aço, gente. Tenho vergonha de ser japonês", escreveu um internauta no Twitter.
"Não acredito que autoridades de um país cercado pelo oceano não reconheçam uma boia", dizia outro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar