plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ONDE CRISTO VIVEU

Fosso milenar guarda marca de mão misteriosa em Jerusalém

Segundo os pesquisadores, a obra foi construída para assustar inimigos e invasores.

Imagem ilustrativa da notícia Fosso milenar guarda marca de mão misteriosa em Jerusalém camera Marca de uma mão em rocha. | (Foto: Yoli Schwartz/Israel Antiquities Authority/Reprodução)

Equipes de arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) identificaram, abaixo de uma rua na Cidade Velha de Jerusalém, um fosso datado de aproximadamente mil anos. Após trabalhos de pesquisas no local, um detalhe chamou a atenção dos cientistas, a marca de uma mão em uma rocha.

De acordo com os pesquisadores, o fosso subterrâneo contém cerca de dez metros de largura e entre dois e sete metros de profundidade. Estudos sugerem que a função do marco seria "impedir que o inimigo que sitiava Jerusalém se aproximasse das muralhas e quebrasse em direção à cidade."

A rocha com a marca de mão foi encontrada abaixo de uma rua na Cidade Velha de Jerusalém.
📷 A rocha com a marca de mão foi encontrada abaixo de uma rua na Cidade Velha de Jerusalém. |(Foto: Yoli Schwartz/Israel Antiquities Authority/Reprodução)

Segundo os especialistas, essa história estaria relacionada com um período no século X, onde muçulmanos teriam construído uma espécie de barreira rochosa como um "obstáculo quase intransponível".

No entanto, nada está claro sobre o propósito da mão encrustada na rocha. "Ela simboliza algo? Ela aponta para um elemento próximo específico? Ou é apenas uma brincadeira local? Só tempo poderá dizer", concluiu Amit Re'em, arqueólogo regional do IAA integrado à equipe de escavação.

Normalmente, é possível identificar fossos encharcados, onde suas estruturas são determinadas para armazenar alguma espécie de material líquido. Porém, nesse caso, a obra foi construída para se manter seca, a fim de assustar inimigos e invasores.

Marca de uma mão em rocha.
📷 Marca de uma mão em rocha. |(Foto: Yoli Schwartz/Israel Antiquities Authority/Reprodução)

"As fortificações de Jerusalém eram formidáveis e complexas... Os exércitos que tentavam capturar a cidade na Idade Média tiveram que cruzar o fosso profundo e atrás dele duas grossas muralhas de fortificação, [enquanto] os defensores da cidade nas muralhas faziam chover fogo e enxofre", disse o arqueólogo.

A marca de mão na rocha, chamou a atenção dos cientistas
📷 A marca de mão na rocha, chamou a atenção dos cientistas |(Foto: Yoli Schwartz/Israel Antiquities Authority/Reprodução)

Além disso, muitos desses fossos estavam ligados a um sistema subterrâneo, onde exércitos conseguiam se movimentar silenciosamente para eliminar inimigos. Esses túneis foram desenterrados em pesquisas anteriores realizadas pela Israel Antiquities Authority.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias