Uma equipe de astrônomos divulgou a descoberta de um buraco negro gigante, com massa estimada em cerca de 30 bilhões de vezes a do Sol. A prévia do estudo foi publicada no site EurekAlert! na última terça-feira (28).
O buraco negro está localizado na galáxia Abell 1201 BCG, em meio ao aglomerado de galáxias Abell 1201. A equipe conseguiu detectá-lo por meio de um arco gigante de luz distorcida, esticado e manchado pelo campo gravitacional do objeto cósmico.
LEIA TAMBÉM:
+ Mês de julho terá chuva de meteoros e Lua dos Cervos
+ Veja a 1ª imagem do buraco negro no centro da galáxia
+ Vídeo: telescópio registra buraco negro flutuante no espaço
"Este buraco negro, que tem aproximadamente 30 bilhões de vezes a massa do Sol, é um dos maiores já detectados", disse James Nightingale, um dos principais autores do estudo.
A descoberta é importante para a compreensão de como os buracos negros podem atingir tamanhos tão impressionantes. Os especialistas usaram informações precisas sobre como o buraco negro deformou a luz para determinar o seu tamanho. Para os pesquisadores, essa é apenas a primeira etapa para entender melhor esses objetos tão fascinantes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar