Durante uma expedição em um sitio arqueológico no Sudão, equipes de pesquisadores se depararam acidentalmente com um enigmático complexo de quartos nas ruínas da cidade de Velha Dongola. As paredes internas dos cômodos, que datam do período medieval, são decoradas com cenas de arte cristã. Entre as imagens encontradas, estão representações de Jesus Cristo e Maria.
De acordo com os arqueólogos, a descoberta foi feita durante a exploração de casas que datam do período Funj (séculos XVI-XIX d.C.). Sob o piso de uma delas havia uma abertura que dava para uma pequena câmara, cujas paredes são decoradas com imagens cristãs.
Veja também:
Tecnologia revela "capítulo oculto" da Bíblia em pergaminho
Católicos veem 'Jesus' em foto tirada após vigília no Moju
Ufólogos apontam menções alienígenas na Bíblia. Veja
Cientistas ‘ressuscitam’ palmeira do tempo de Jesus
Além das pinturas que retratam os personagens bíblicos, há uma cena representando um rei núbio junto com Cristo e o Arcanjo Miguel. As imagens também trazem textos escritos em grego e em núbio (que falam de Davi, governante do reino cristão de Macúria, cuja capital era Velha Dongola).
Segundo os especialistas, a representação de um governante núbio sob a proteção de Jesus ou arcanjos é inusitada. Na pintura, o rei se curva a Cristo, que está sentado nas nuvens, e beija sua mão. O governante é apoiado pelo Arcanjo Miguel, cujas asas abertas protegem tanto o rei quanto o próprio Cristo.
A sala com a cena pintada mostrando o rei Davi se assemelha a uma cripta. O edifício é adjacente a um edifício sacro identificado como a Grande Igreja de Jesus, que provavelmente foi a catedral de Dongola e a igreja mais importante do reino de Macúria. Novas escavações poderão esclarecer a função dos quartos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar