
Um novo estudo revelou o "ingrediente secreto" presente em quadros de Leonardo da Vinci e de outros grandes mestres da Idade Média e do Renascimento, como Botticelli, Vermeer e Rembrandt. A substância é nada mais, nada menos que a gema de ovo. O novo estudo foi publicado na revista Nature Communications.
Vestígios de resíduos de proteína já haviam sido detectados anteriormente em pinturas a óleo clássicas, mas eram atribuídos a algum tipo de contaminação. Agora, pesquisadores se propuseram a desvendar o mistério do uso da gema de ovo nas pinturas dos grandes mestres. Para isso, fizeram um experimento com diferentes misturas de óleo e ovo, pelo qual testaram e mediram umidade, oxidação, tempo de secagem e capacidade calorífica.
Veja também:
Drone desenhado por Vinci há 500 anos é construído nos EUA
Pais vetam obras de artes em aula por acharem ser "pornô"
Mona Lisa seria “escrava” e mãe de Da Vinci
O novo estudo concluiu que a gema ajuda a criar uma ligação mais forte entre as partículas de pigmento, tornando a tinta mais rígida. O ovo reduz as rugas na tinta, permitindo que o pintor adicione mais pigmento ao óleo e crie imagens mais vivas.
O ingrediente também protege as pinturas em condições de alta umidade e evita o amarelamento. Porém, a tinta demora mais para secar, então o pintor tem que esperar para colocar outra camada, fazendo com que a produção de uma obra se tornasse mais demorada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar