
A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou, nesta quarta-feira (26), a primeira cápsula oral de microbiota a base de fezes. O novo medicamento será usado para o tratamento de colite pseudomembranosa, uma infecção intestinal causada pela bactéria Clostridioides difficile.
Veja também:
EUA: bebê nasce com "casca de tartaruga" nas costas
Múmias de crianças mortas pelos incas continham cocaína
O transplante fecal se faz necessário no momento em que os medicamentos não conseguem conter a infecção bacteriana. No entanto, o novo remédio, é feito com fezes doadas e por meio de colonoscopia.
"A disponibilidade de um produto de microbiota fecal que pode ser tomado por via oral é um passo significativo no avanço do atendimento ao paciente e na acessibilidade para indivíduos que sofrem desta doença, que pode ser potencialmente fatal", disse em comunicado o diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, Peter Marks.

Chamada de Vowst, a cápsula foi desenvolvida pelo laboratório americano Seres Therapeutics, em parceria com a Nestlé Health Science. A previsão é que o produto esteja disponível nos EUA em junho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar