Nesta sexta-feira (2), a Agência Espacial Europeia (ESA) realizou, pela primeira vez em toda história uma live diretamente de Marte. A empreitada faz parte da comemoração de 20 anos da missão Mars Express (2003), quando uma sonda para estudar por água na superfície o "gigante vermelho".

A live iniciou às 13h (de Brasília) e teve duração de 60 minutos, sendo transmitida pelo canal no YouTube da agência espacial.

"Este será o mais próximo que você pode chegar de uma visão ao vivo do Planeta Vermelho", disse a ESA em comunicado de divulgação do evento. 

VEJA A LIVE:

Durante a transmissão, Marte e Terra estavam pouco mais de 301 milhões de km de distância um do outro. As posições dos planetas ofereciam a possibilidade do mínino de delay possível (tempo entre captura e transmissão da imagem), com um tempo de resposta de 16m44s. Ou seja, técnicamente falando, não foi uma transmissão "ao vivo".

LEIA TAMBÉM:

“Portal” misterioso em Marte é fotografado pela NASA

"Urso" surge em foto da Nasa em rochosa de Marte; veja!

Alienígena? Objeto misterioso em Marte intriga cientistas

A cada cerca de 50 segundos, novos registros capturados pela Câmera de Monitoramento Visual (VMC) a bordo do orbitador Mars Express eram recebidos por uma antena espacial de 35 m de profundidade da Estação Cebreros, na Espanha, localizada a cerca de 10 km a leste da cidade de mesmo nome e a 90 km de Madrid.

Há apenas alguns exemplos de imagens em tempo real do espaço, como as missões DART e LCROSS, da NASA, que filmaram a visão enquanto colidiam intencionalmente com o asteroide Dimorphos e a Lua, respectivamente. Além, é claro, da missão Apolo, que transmitia imagens espetaculares de astronautas na superfície da Lua. 

Com informações de Olhar Digital

A empreitada faz parte da comemoração de 20 anos da missão Mars Express (2003) Foto: Reprodução/Web

MAIS ACESSADAS