A polícia do Panamá apreendeu, na última quinta-feira (13), toneladas de barbatanas de tubarão. A descoberta ocorreu na comunidade de La Pita, no distrito de Capira, a cerca de 60 quilômetros a oeste da Cidade do Panamá. Segundo as autoridades, o produto é muito procurado em países da Ásia Oriental para a fabricação de produtos afrodisíacos e no tratamento contra o envelhecimento.
Carga de Belém com animais silvestres é interceptada no TO
Durante a operação denominada Shark (Tubarão, em inglês), os agentes apreenderam "6,79 toneladas de barbatanas de tubarão, que estavam dentro de um contêiner de 40 pés [12 metros de comprimento]. A carga ilegal tinha como destino final a Ásia. NO país, um quilo de barbatanas pode custar até 1.000 dólares (R$ 4.800) nos mercados da Ásia Oriental.
De acordo com uma crença popular, a sopa de barbatana é usada para retardar o envelhecimento, melhorar o apetite, ajudar a memória e estimular o desejo sexual.
As autoridades suspeitam de que as barbatanas eram enviadas da costa do Pacífico para uma cidadã chinesa, que financiava a atividade, enquanto outras duas pessoas as embalavam e as levavam para a propriedade em Capira, onde eram processadas.
Vídeo: foca com anel de plástico no pescoço é resgatada
Na operação, os policiais também apreenderam uma pistola com permissão vencida, além de descobrirem um centro de armazenamento e embalagem para o comércio internacional de barbatanas.
Ainda segundo as autoridades, as espécies mais procuradas pelos traficantes são: tubarão-tigre e tubarão-martelo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar