
Ao analisar uma ponta de uma flecha que pertence ao acervo do Museu de História de Berna, na Suíça, arqueólogos confirmaram uma antiga suspeita em torno do objeto misterioso. A composição química da peça, que data da Idade do Bronze, indica que ela é feita de um metal extraterrestre. Segundo um estudo publicado no periódico científico Journal of Archaeological Science, a matéria-prima do artefato foi retirada de um meteorito.
Cajado de 4400 anos em forma de cobra é achado na Finlândia
O artefato foi identificado pelo geólogo Beda Hofmann, que estava em busca por antigos artefatos de ferro meteórico. A ponta da flecha tem 39,3 milímetros de comprimento e pesa apenas 2,904 gramas. Estima-se que a peça, encontrada no sítio arqueológico de Mörigen no século XIX, tenha sido feita entre os anos 900 e 800 a.C.

Os pesquisadores investigaram a composição química do armamento de guerra usando imagens de microscopia eletrônica, raios-X e análises de radiação de alta energia. Os resultados confirmaram a presença de ferro e níquel, substâncias conhecidas por estarem presentes no ferro meteórico. Os cientistas também descobriram a existência de isótopos de alumínio-26, presentes apenas em objetos extraterrestres.
Mosca gigante é achada presa em âmbar de 34 milhões de anos
O mais surpreendente é que a ponta da flecha foi feita com um meteorito que não caiu próximo da região da Suíça onde ele foi encontrado. As análises determinaram que a matéria-prima veio de um objeto espacial caído na Estônia, a mais de 1.600 quilômetros de distância. Isso sugere que havia algum tipo de rota comercial entre as duas regiões na Idade do Bronze.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar