O filme "Interestelar", lançado em 2014, mostra a história de uma ousada e quase impossível missão espacial para buscar um novo planeta para a humanidade viver. No entanto, após problemas na nave em que parte da equipe viajava, foi impossível deixar um dos potenciais planetas habitáveis, fazendo com que mais de duas décadas terrestres se passassem em questão de horas naquele local por conta da dilatação do tempo proposta na Teoria da Relatividade de Albert Einstein.
Algo um pouco menos grave se tornou realidade na vida do astronauta americano Frank Rubio, de 47 anos. Ele teve que passar mais de um ano no espaço após a cápsula em que viajou apresentar defeitos e finalmente conseguiu retornar à Terra na última quarta-feira (27).
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Lula viaja ao espaço em foguete do bilionário Elon Musk
- William Shatner, o “capitão Kirk”, vai ao espaço aos 90 anos
Ao todo, foram 371 dias em órbita. Frank deixou o planeta em 21 de setembro de 2022 para uma missão que deveria durar metade deste tempo, ou seja, em torno de seis meses. Acompanhado dos cosmonautas russos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, o trio decolou até a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da espaçonave Soyuz MS-22.
Quer ler mais notícias como essa? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
No entanto, três meses depois, um pedaço de lixo espacial teria atingido a cápsula, promovendo o vazamento de gás refrigerante usado para resfriar os componentes do veículo espacial no retorno à Terra. Somente em fevereiro deste ano uma nova missão Soyuz MS-23 foi lançada do planeta para buscar a equipe, mas eles só poderiam retornar depois que outros astronautas chegassem à ISS.
A chegada da nova expedição à Estação Espacial Internacional aconteceu no último dia 15 de setembro. A partir daí é que a angústia de Frank, Sergey e Dmitri poderia chegar ao fim e eles poderiam retornar à Terra.
RETORNO À TERRA E ARREPENDIMENTO
O pouso ocorreu em uma área remota do Cazaquistão na última quarta-feira (27). Antes disso, diretamente da ISS, Frank Rubio — que é médico do Exército dos EUA e piloto de helicóptero — chegou a declarar em entrevista que estava arrependido de ter ido ao espaço e não teria topado o convite se soubesse que ficaria tanto tempo em órbita.
Devido à extensão do tempo foram do planeta, Frank acabou perdendo ações importantes que ocorreram em seu núcleo familiar. Pai de quatro filhos, ele não viu seu primogênito terminar o primeiro ano na Academia Naval dos EUA e outro dos seus filhos ir para a academia militar em West Point.
ANSIEDADE PELO RETORNO E QUEBRA DE RECORDE
Em entrevista direto da ISS, Frank admitiu que estava extremamente ansioso para voltar. "Não estamos andando, não estamos suportando nosso próprio peso. Deve levar de dois a seis meses para que eu diga que me sinto normal", disse. "Estou ansioso para simplesmente estar ao ar livre e desfrutar da paz e tranquilidade", completou o astronauta.
Esta foi a primeira viagem espacial de Frank Rubio. E logo na primeira ele passou pela experiência de se tornar recordista entre os astronautas americanos ao passar os 371 dias no espaço, superando o recorde de 355 dias anteriormente detido pelo astronauta da NASA, Mark Vande Hei.
CURIOSIDADES
Confira dados sobre a viagem mais longa de um astronauta americano ao espaço:
- Frank completou cerca de 5.936 voltas na órbita da Terra;
- Ao todo, ele fez uma viagem de mais de 252 milhões de quilômetros;
- Essa distância equivale a 328 viagens de ida e volta à Lua;
- Frank testemunhou a chegada de 15 naves espaciais e a partida de outras 14 naves espaciais em missões de carga tripuladas e não tripuladas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar