Um calçado infantil de 2.200 anos foi encontrado por um grupo de pesquisadores durante escavações em uma antiga mina de sal na Áustria. Situada no vilarejo de Dürrnberg, o local vem sendo explorada desde a Idade do Ferro (800 a.C. - 1 a.C.). Os arqueólogos ficaram impressionados com o excelente estado de preservação do calçado de couro.
“A condição do sapato é excelente”, disse Thomas Stöllner, chefe do departamento do Museu Alemão de Mineração. "Os materiais orgânicos geralmente se decompõem com o tempo. Descobertas como o sapato desta criança... oferecem uma visão extremamente rara da vida dos mineiros da Idade do Ferro", completou.
O sapato mede o equivalente a um calçado infantil de tamanho 29. O calçado preserva um resto de cadarço feito de linho, o que indica como ele era amarrado. Embora apenas um pé tenha sido encontrado, a descoberta sugere que crianças estavam presentes na mina há mais de dois milênios.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Fóssil da 2.º maior aranha do mundo é achado na Austrália
- Espadas de 1.900 anos são achadas em caverna em Israel
- Arte antiga é achada sob cinzas vulcânicas de 2.000 anos
Além do sapato, os cientistas encontraram outros artefatos. Entre eles, estavam um fragmento de uma pá de madeira e restos de pele com laço (que podem ter pertencido a um capuz de pele).
Quer ficar por dentro de todas as notícias? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
Segundo as autoridades de antiguidade do país, as escavações na região continuarão nos próximos anos com o objetivo de obter o máximo possível de informações sobre o trabalho dos mineiros da Idade do Ferro e o seu modo de vida.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar