plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GÁS PERIGOSO

Cientistas alertam para grande vazamento de metano no mar

O vazamento de metano (CH4), gás potencialmente perigoso, foi a 400 metros abaixo da superfície no Mar Báltico

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cientistas alertam para grande vazamento de metano no mar camera Os cientistas garantem ter encontrado a 400 metros abaixo da superfície da água, um vazamento de metano (CH4) potencialmente perigoso | Imagem: Beekeepx/Shutterstock

Pesquisadores das universidades de Linnaeus e de Estocolmo, na Suécia, descobriram um vazamento de metano (CH4), um gás potencialmente perigoso, durante uma expedição à depressão oceânica Landsort Deep, no Mar Báltico. Os cientistas garantem ter encontrado a 400 metros abaixo da superfície da água, o escape que se estende por uma área de 20 quilômetros quadrados, equivalente a 4 mil campos de futebol.

O projeto de pesquisa, liderado pelo professor de ciências ambientais da Universidade Linnaeus, Marcelo Ketzer, tinha como objetivo "expandir o conhecimento sobre o metano e as suas fontes e sumidouros nos ambientes isentos de oxigênio nas partes mais profundas do Mar Báltico".

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Quando detectaram o vazamento, os pesquisadores se surpreenderam por saber que existe um mecanismo totalmente inédito de fornecimento de metano no fundo do Mar Báltico, até que ponto as bolhas do CH4, que geralmente dissolve na água, subiram na coluna de água em direção à superfície do mar.

Quer mais notícias internacionais? Acesse nosso canal no WhatsApp

O Observatório Internacional de Emissões de Metano (IMEO) divulgou análises de imagens obtidas por satélite que confirmaram o impacto do vazamento dos gasodutos e a grande nuvem de metano no Mar Báltico.

<>

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias