Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (05), o Palácio de Buckingham afirmou que o Rei Charles III foi diagnosticado com câncer. Ainda segundo a nota, o palácio afirma que uma “questão distinta de preocupação foi observada” após a recente cirurgia na próstata, e que “uma forma de câncer” foi revelada.
Por conta desse diagnóstico, o Rei Chales III adiou seus compromissos oficiais para tratar da doença. Diante disso, surgiram algumas dúvidas e especulações sobre quem iria ficar no lugar dele, caso o Rei precise se afastar para dar andamento ao tratamento.
Quem assume o trono caso o Rei Charles III seja afastado para tratar câncer?
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Rei Charles III é diagnosticado com câncer de próstata
- Rei Charles 3º passará por cirurgia corretiva na próstata
Inicialmente, a primeira hipótese, é que ele pode delegar funções para os Conselheiros do Estado. Tradicionalmente, o grupo é formado pelo cônjuge do monarca e os quatro adultos seguintes na linha de sucessão: rainha Camilla, príncipe William, príncipe Harry, príncipe Andrew e princesa Beatrice.
Porém, o conselho original se encontra desfalcado, já que Príncipe Harry abdicou de seus deveres reais ao romper com a coroa e se mudar para os Estados Unidos com Meghan Markle. O príncipe Andrew foi afastado de suas funções na monarquia em meio a acusações de abuso sexual, e a princesa Beatrice nunca teve função na coroa britânica. Assim, os únicos Conselheiros do Estado aptos seriam a rainha consorte Camilla e o príncipe William.
Em 2022, uma lei foi aprovada para acrescentar dois nomes à lista. Desde então, a princesa Anne e o príncipe Edward — ambos filhos da rainha Elizabeth — também fazem parte do conselho.
Quer ver mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Caso o rei Charles III fique incapacitado, o príncipe William pode ser nomeado Regente. Essa não é uma decisão de Charles. A regência é instaurada por decisão de três ou mais pessoas da seguinte lista: o cônjuge do rei, os dois chefes do Legislativo e os dois chefes do Judiciário.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar