plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ESPÍRITO MALIGNO

Estátua do “deus do silêncio” é achado em tumba no Egito

Locais funerários de 4,8 mil anos em Saqqara abriga sepulturas incluindo estatueta de divindade com forma de criança

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estátua do “deus do silêncio” é achado em tumba no Egito camera Máscara escavada em Saqqara | Foto: Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito/Facebook/Reprodução

Na região de Saqqara, no Egito, uma missão arqueológica japonesa descobriu diversas tumbas de 1,8 mil a 4,8 mil anos atrás. Algumas delas contêm máscaras coloridas de múmias e até mesmo uma estátua do "deus do silêncio". Os achados foram divulgados pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

A escavação foi um trabalho conjunto entre o Conselho Supremo de Antiguidades e a Universidade de Kanazawa, no Japão. A investigação revelou "uma necrópole contendo vários elementos arquitetônicos, sepulturas e artefatos de diferentes períodos históricos durante a temporada de escavações atual dentro e acima das catacumbas na área arqueológica de Saqqara", anunciou o ministério em sua página oficial do Facebook.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, declarou que o estudo da necrópole e os artefatos encontrados, como pratos e utensílios de cerâmica, indicam a época de sua construção, remontando à segunda dinastia do Egito.

Conteúdos relacionados:

O líder da missão pelo lado egípcio, Mohamed Youssef, citou a descoberta da tumba de um homem com uma máscara colorida, e outra sepultura de uma criança pequena. Além disso, foram encontradas várias sepulturas do Período Tardio e Ptolemaico, incluindo um caixão da 18ª Dinastia em estado deteriorado, com um vaso de alabastro.

Já o líder da missão pelo lado japonês, Nozomu Kawai, mencionou a descoberta de duas estátuas de terracota da deusa Ísis. Ele conta ainda que os arqueólogos encontraram uma pequena estátua da divindade grega Harpócrates, "o deus do silêncio", que é retratado como uma criança montada em um ganso.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Acredita-se que o ganso representa "um espírito maligno sobre o qual a Criança Divina triunfa", segundo explicou Kawai ao site Live Science. Ele conta também que a equipe encontrou uma estela, ou uma laje de pedra esculpida, com uma inscrição que afirma pertencer a um homem chamado "Heroides".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias