plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PRÉ-HISTÓRICO

Tubarão com "dentes de vampiro" é achado nos EUA

Estima-se que o "tubarão-vampiro" tenha vivido há 65 milhões de anos atrás no Alabama, nos Estados Unidos.

Imagem ilustrativa da notícia Tubarão com "dentes de vampiro" é achado nos EUA camera Os tubarões desse gênero têm dentes grandes, caracterizados pelo seu comprimento e forma de gancho na ponta e bordas cortantes | (Imagem: Ebersole et al./Fossil Record)

No oceano, quanto mais fundo você vai, mais estranhos vão ficando os seus habitantes. Nos últimos anos, uma grande variedade de criaturas marinhas bizarras, que eram consideradas extintas, surgiram em nossos mares surpreendendo os pesquisadores ao redor do mundo.

Agora, cientistas dos Estados Unidos descreveram uma nova espécie de tubarão do período Paleoceno com dentes curvados e finos, semelhantes a uma agulha, descritos como “dentes de vampiro”. A descoberta se baseou em 17 dentes fossilizados encontrados no estado americano do Alabama.

Conteúdos relacionados:

O animal marinho é conhecido como Palaeohypotodus, espécie já extinta de tubarões lamniformes que foram do final do Período Cretáceo (144-66 milhões de anos atrás) ao final do Eoceno (56-34 milhões de anos atrás) e que inclui apenas três espécies conhecidas.

Os tubarões desse gênero têm dentes grandes, caracterizados pelo seu comprimento e forma de gancho na ponta, com bordas cortantes, um ou mais pares de cúspides (pontas) laterais e dobras ao longo da coroa dental. Apesar dos Palaeohypotodus serem conhecidos, em geral, pelos fósseis de dentes isolados, há pelo menos um esqueleto completo do gênero.

A nova espécie têm dentes grandes, caracterizados pelo seu comprimento e forma de gancho na ponta e bordas cortantes
📷 A nova espécie têm dentes grandes, caracterizados pelo seu comprimento e forma de gancho na ponta e bordas cortantes |(Imagem: Ebersole et al./Fossil Record)

A nova espécie foi batizada de Palaeohypotodus bizzocoi, e estima-se que tenha vivido há 65 milhões de anos atrás. Os 17 dentes que identificaram o novo tubarão estavam nas coleções históricas da instituição Pesquisa Geológica do Alabama, coletados há mais de 100 anos e nunca estudados tão a fundo.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Os dentes da nova espécie de tubarão do Paleoceno em vários ângulos diferentes
📷 Os dentes da nova espécie de tubarão do Paleoceno em vários ângulos diferentes |(Imagem: Ebersole et al./Fossil Record)

Esses fósseis estavam na Formação Porters Creek e foram encontrados por Jun Ebersole, diretor de coleções no Centro de Ciência McWane, que, ao notar não reconhecer os dentes desse tubarão em particular, buscou saber sua espécie e se deparou com um novo animal.

O achado foi reportado pela revista Pensoft Publishers e deve ajudar a mostrar como a vida na Terra, especialmente no oceano, se recupera após grandes extinções em massa e no entendimento de como eventos globais, como as mudanças climáticas, podem afetar a vida marinha nos dias atuais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias