
O nome assusta, e também pode causar alguns risinhos, mas a doença, que tem causado preocupação no leste asiático, é causada por uma bactéria comum e que causa muitas infecções simples.
Chamada de Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), a doença é causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes, e não é capaz de "comer" o ânus, mas se prolifera por orifícios como, sim, o ânus, boca, narinas e genitais.
A doença pode causar febre alta, dor de cabeça, náuseas, dores musculares, vômitos, diarreia e comprometer órgãos vitais, como pulmões, rins e fígado.
Conteúdo relacionado
- Mulheres se viciam mais rápido em nicotina, diz estudo
- Mão "biônica" é achada em esqueleto da Idade Média
- Peixe mais raro do mundo dá cria e se salva da extinção
O Japão registrou, apenas nos três primeiros meses de 2024, 474 casos da doença, que já teve outros surtos em 2022 e 2023 na Europa, América do Norte e Austrália. A doença tem taxa de fatalidade de cerca de 30%.
A transmissão da bactéria é por contato, seja com a pele infectada de alguém doente ou com secreções, como gotículas de tosse e secreção nasal. O tratamento é feito com antibióticos, em especial a penicilina, mas não existe vacina conhecida.
Desmistificando
De acordo com o médico infectologista Vinícius Borges, conhecido como Doutor Maravilha no X/Twitter, cepas menos agressivas da bactéria infectam muitas pessoas diariamente, e podem causar infecções de garganta, pele e febre reumática, ou ser assintomáticas.
Quer ver mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Apesar do "nome popular", segundo o médico, a doença não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e não há relação conhecida com sexo anal ou outras formas de estimulação do ânus.
Muitas pessoas já são portadoras assintomáticas dessa bactéria, ou seja, têm ela no corpo mas nunca sentiram nada.
— Vinícius Borges (@DoutorMaravilha) March 26, 2024
Provavelmente cepas menos agressivas.
Não é IST!
Tem nada a ver com beijo grego essa bactéria.
Ela está na pele, nas secreções e nos orifícios citados, então se…
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar