Arqueólogos encontraram uma entrada secreta em um templo egípcio que remonta a cerca de 2.100 anos. O portal foi descoberto no lado oeste do Templo de Athribis, perto de Sohag, Egito.
A entrada e a câmara foram descobertas por pesquisadores da Universidade de Tübingen, apoiados pelo Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades.
Os investigadores estão certos de que a câmara conduz a um templo que foi construída em Athribis – antigamente uma próspera cidade egípcia – durante o século II a.C. Na época, o Egito era governado pela dinastia ptolomaica.
Veja também:
- Templo de Hercules e Alexandre, o Grande, é achado no Iraque
- Duas mil cabeças de carneiro mumificadas são encontradas
- Uma viagem pelos icônicos templos faraônicos do Egito
Dr. Mohamed Ismail Khaled, Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, descreveu a descoberta como “o primeiro núcleo para revelar o resto dos elementos do novo templo no native”, de acordo com Asharq Al-Awsat.
“Esta descoberta é particularmente significativa porque marca o primeiro passo na descoberta dos elementos restantes do templo”, disse o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito numa publicação no Fb.
A câmara, que tem cerca de 6 metros de comprimento e 3 metros de largura, tem uma entrada decorada com relevos recém-descobertos e inscrições hieroglíficas. As inscrições retratam o deus egípcio da fertilidade Min e sua esposa Repit, comumente retratada como uma leoa, e seu filho, o deus-criança Kolanthes. Numa inscrição, a divindade está recebendo sacrifícios de um rei, que os pesquisadores dizem ser Ptolomeu VIII do século II aC.
- Quer ver mais notícias de Mundo? Acesse nosso canal do WhatsApp
Os pesquisadores acreditam que o templo de Athribis foi construído durante o reinado de Ptolomeu VIII (que morreu em 116 a.C.) como centro de culto para a reverenciada família.
As figuras também são cercadas por estruturas de símbolos astronômicos que atuam como ‘estrelas celestes’ para medir as horas da noite. As inscrições fazem os pesquisadores pensarem que o templo foi dedicado ao deus egípcio da fertilidade Min e sua família.
Outras escavações no Templo de Athribis se concentrarão agora em encontrar vestígios do suposto templo que fica além da câmara, provavelmente um native de santuário para os habitantes da cidade.
Em seu apogeu, acredita-se que o templo media 51 metros de largura e tinha torres de pilar, cada uma com até 18 metros de altura. Hoje, restam apenas cerca de 5 metros das torres, que foram vítimas de pedreiras, provavelmente no século VIII dC.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar