plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MELHORAS 🙏

Pneumonia bilateral: entenda o diagnóstico do papa Francisco

Papa Francisco enfrenta quadro complexo de saúde, com pneumonia nos dois pulmões, mas mantém bom humor, afirma novo boletim da Santa Sé

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pneumonia bilateral: entenda o diagnóstico do papa Francisco camera Aos 88 anos de idade, Papa Francisco está internado há cinco dias no Gemelli, em Roma | depositphotos.com / [email protected]

A saúde do Papa Francisco vem preocupando fieis e a comunidade católica do mundo todo. Na tarde desta terça-feira (18), o boletim médico informou que o líder religioso foi diagnosticado com "Pneumonia bilateral". A doença foi revelada em uma tomografia computadorizada realizada pela manhã.

A pneumonia bilateral, condição que afeta ambos os pulmões, exige atenção redobrada devido ao risco de complicações. No caso do Papa, a doença surgiu em um contexto de fragilidade respiratória pré-existente, o que torna o manejo terapêutico mais desafiador.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

O líder religioso está sendo tratado com antibióticos, além de cortisona, um corticoide sintético indicado para asma e alergias.

O pneumologista Rafael Faraco, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, afirma que o envelhecimento reduz a eficiência do sistema imunológico, aumentando o risco de pneumonias graves.

“Nestes quadros há o risco de insuficiência respiratória. A inflamação persistente das vias aéreas pode comprometer os níveis de oxigênio no sangue, colocando a saúde em risco”, explica o médico em entrevista.

Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Complicações

O diagnóstico de bronquite asmática e a bronquiectasia criaram um cenário propício para o desenvolvimento da pneumonia bilateral em Francisco.

Aos 21 anos, o chefe da Igreja Católica teve parte dos pulmões removido devido a uma grave pneumonia, tornando-o mais frágil para problemas respiratórios.

“O comprometimento pulmonar causado pela doença pode levar à insuficiência respiratória. O pulmão adoece e não consegue fazer as trocas gasosas de forma adequada. Se não for tratado, pode ser fatal”, explicou a infectologista Eliana Bicudo, da Sociedade Brasileira de Infectologia do DF.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias