
A crise diplomática que vem surgindo entre os Estados Unidos e o Brasil após as ameaças e tarifas impostas pelo presidente Donald Trump afetam mais que a economia, chegando agora ao mundo espiritual.
Em reação à decisão do presidente norte-americano de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a Fundação Cacique Cobra Coral anunciou, nesta quinta-feira (10), a suspensão de 50% de sua chamada “assistência climática” aos Estados Unidos. A medida passa a valer a partir de 1º de agosto, e atinge empresas localizadas em regiões como Califórnia, Chicago, Nova York, Meio-Oeste e Flórida. A decisão foi comunicada pelas redes sociais da fundação, presidida pela médium Adelaide Scritori.
O que é a Caique Cobra Coral?
Criada há cerca de quatro décadas pelo médium Ângelo Scritori, ela se define como uma entidade espiritual que atua na modulação de fenômenos naturais, que a fundação define como resultado da falta de sitonia entre homem e natureza, em um contexto esotérico.
A entidade é regida pelo espírito do Cacique Cobra Coral, entidade que já teria encarnado no plano terrestre algumas vezes como personalidades famosas, como Galileu Galilei, Abraham Lincon e Padre Cícero - este último inclusive estaria presente como espírito no nascimento do fundador da entidade.
Desde o governo Reagan, a fundação monitora eventos climáticos, como na Falha de San Andreas, com a pretensão de prevenir desastres.
Rompimento com os EUA
A justificativa apresentada pela entidade invoca o princípio da reciprocidade. Em comunicado, Adelaide Scritori classificou a tarifa como “absoluta” e anunciou que, como resposta, reduzirá imediatamente em metade o suporte climático oferecido gratuitamente aos EUA — prática que, segundo ela, ocorre desde a gestão de Ronald Reagan, quando a fundação começou a monitorar a Falha de San Andreas, na Califórnia.
A própria fundação, estabelecida por Ângelo Scritori se define como uma instituição espiritual que interpela processos climáticos “para minimizar catástrofes provocadas pelo homem na natureza”. Atualmente, Adelaide Scritori comanda a organização, cujo relato familiar inclui manifestações espirituais de figuras como Padre Cícero, auxiliando em eventos públicos e períodos de chuva intensos, especialmente no Rio de Janeiro.
Crise diplomática
O anúncio da tarifa de 50% por parte de Washington foi justificado por Trump como retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-líder brasileiro, que já se declarou inelegível até 2030, enfrenta acusações de tentativa de golpe. O governo norte-americano classificou os processos judiciais como “perseguição política” e declarou apoio a Bolsonaro, gerando protestos em Brasília e a convocação do embaixador dos EUA pelo Itamaraty.
Em resposta, o presidente Lula afirmou que o Brasil não tolerará imposições externas e aplicará a Lei da Reciprocidade Econômica, questão que também respalda o posicionamento da fundação espiritual.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar