plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

México pretende boicotar festival na França

O México não participará de um festival francês que este ano celebra a cultura do país latino. Os dois estão com as relações estremecidas por causa prisão de uma cidadã francesa condenada por sequestro. O Ministério das Relações Exteriores do México lamen

twitter Google News

O México não participará de um festival francês que este ano celebra a cultura do país latino. Os dois estão com as relações estremecidas por causa prisão de uma cidadã francesa condenada por sequestro. O Ministério das Relações Exteriores do México lamentou uma declaração do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que disse que o festival seria usado para atrair a atenção para o caso de Florence Cassez.
"É realmente surpreendente que um chefe de Estado tome uma decisão de política exterior que afeta os vínculos entre dois povos e governos em consulta com uma pessoa condenada pela justiça mexicana por delitos de natureza particularmente grave", afirmou a chancelaria mexicana em comunicado. O México "não permitirá que os artistas e criadores, assim como empresários e demais participantes neste programa sejam expostos" ao caso Cassez, disse o órgão.
A França comemora o "Ano do México" desde a semana passada. O festival para celebrar a cultura da nação latina tem previstos 350 shows, exposições e outros eventos, ao longo de 2011. Na semana passada, a ministra das Relações Exteriores da França, Michele Alliot-Marie, disse que desistiria do festival por causa do caso Cassez, mas o governo francês afirmou que a iniciativa não será cancelada.
Cassez foi presa em 2005 e reconheceu que vivia em um rancho onde eram mantidas vítimas de sequestro. Mas ela disse que apenas namorava com um mexicano acusado por sequestro, e que não sabia que as pessoas naquele rancho haviam sido sequestradas. As tensões sobre o caso foram reavivadas na semana passada, quando um tribunal rejeitou uma apelação. A francesa foi condenada a 60 anos de prisão. O advogado dela e o governo francês afirmam que o caso está maculado por abusos, mas o governo do México insiste que a culpa dela foi provada. (Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!