plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

UE adota leis para responsabilizar donos de navios

A União Europeia adotou legislação que responsabiliza diretamente os proprietários de navios em caso de acidente. A lei, que só entrará em vigor no fim deste ano, transpõe a Convenção de Atenas de 2005. Não será necessário provar a culpa para poder respon

twitter Google News

A União Europeia adotou legislação que responsabiliza diretamente os proprietários de navios em caso de acidente. A lei, que só entrará em vigor no fim deste ano, transpõe a Convenção de Atenas de 2005. Não será necessário provar a culpa para poder responsabilizar os proprietários e as suas seguradoras.

A nova legislação prevê o limite máximo de indenizações de 300 mil euros para os passageiros de navio envolvido em um acidente. No entanto, a lei não abrangerá os passageiros do cruzeiro italiano Costa Concordia, que naufragou há uma semana na costa italiana.

O comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, disse que está “determinado em garantir que todas as lições do naufrágio do Costa Concordia sejam aprendidas” e pediu um encontro, no fim deste mês, com os representantes das empresas que organizam cruzeiros, para acelerar a revisão das regras relacionadas à segurança dos passageiros.

Na próxima terça-feira (24), Kallas fará uma análise da situação sobre as atuais regras na Comissão de Transportes do Parlamento Europeu, reunida em Bruxelas.

O Costa Concordia naufragou há uma semana perto da Ilha de Giglio, na região italiana da Toscana, depois de sair da rota e colidir em rochas próximas à ilha. O navio está parcialmente submerso. Pelo menos 11 pessoas morreram e cerca de 20 estão desaparecidas.

Mais de 70 passageiros do Costa Concordia aderiram a uma ação judicial coletiva contra a empresa proprietária do navio. “O nosso objetivo é que cada passageiro obtenha uma indenização de pelo menos 10 mil euros por danos materiais e morais, como o medo sentido, as férias arruinadas e os graves riscos corridos”, disse esta semana o presidente e fundador da Associação Italiana de Defesa do Consumidor (Codacons), Carlo Rienzi. (Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!