plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Sudão poderá ir à guerra, diz al-Bashir

O Sudão está mais próximo da guerra do que da paz com seu novo vizinho, o Sudão do Sul, que em meados do ano passado declarou a independência, disse nesta sexta-feira o presidente sudanês Omar al-Bashir. O governo de Cartum, dominado por sudaneses de líng

twitter Google News

O Sudão está mais próximo da guerra do que da paz com seu novo vizinho, o Sudão do Sul, que em meados do ano passado declarou a independência, disse nesta sexta-feira o presidente sudanês Omar al-Bashir. O governo de Cartum, dominado por sudaneses de língua árabe e religião islâmica, tem questões não resolvidas com seu vizinho sulista, como uma disputa a respeito do petróleo na região de Abyei, que fica na fronteira entre os dois países.

"O clima agora está mais próximo de um clima de guerra do que de paz", disse al-Bashir à agência France Presse (AFP). Ele deu a declaração após o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, ter alertado na quinta-feira que um conflito renovado poderá irromper se as negociações sobre a posse do petróleo com Cartum não incluírem um acordo que envolva outras questões, incluída a contestada região de Abyiei.

Mas al-Bashir, um ex-oficial do exército que tomou o poder em um golpe em 1989, disse que o Sudão não irá à guerra "a menos que ela seja imposta a nós".

As informações são da Dow Jones.

(Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!