As áreas da ciência e da tecnologia tiveram uma conquista histórica nessa quarta-feira (12), quando o módulo Philae aterrissou com sucesso sobre a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Essa foi a primeira vez na história que um robô pousou em um cometa.
O projeto foi desenvolvido pela Agência Espacial Européia (ESA) e o pouso ocorreu às 16h02 GMT (14h02 de Brasília) dessa quarta-feira. A separação do módulo Philae foi realizada às 7h03 de Brasília.
A sonda européia estudará o cometa durante alguns meses com o objetivo de conhecer mais da composição do astro. Cientistas acreditam que o corpo celeste pode ser formado por um material mais primitivo que o dos planetas. A descoberta ajudaria a elucidar diversas perguntas sobre a origem do universo.
O projeto começou a ser concebido em 1994 e a sonda Rosetta foi lançada em 2004. Dez anos depois a sonda chegou ao destino desejado: o cometa Churyumov-Gerasimenko. A conquista foi comemorada por toda comunidade científica europeia.
(DOL com informações Portal Terra)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar