plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Trump demite secretária que questionou projeto

Na noite da última segunda-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu a secretária interina de Justiça – cargo que reúne funções no Brasil divididas entre o ministro da Justiça e o procurador-geral da República – , Sally Yates, dep

twitter Google News

Na noite da última segunda-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu a secretária interina de Justiça – cargo que reúne funções no Brasil divididas entre o ministro da Justiça e o procurador-geral da República – , Sally Yates, depois de ela declarar que o Departamento de Justiça não defenderia a decisão de proibir a entrada nos Estados Unidos de refugiados e de pessoas procedentes de sete países de maioria muçulmana. Na sequência, Trump também anunciou a demissão do chefe interino da Agência de Migração e Aduanas, Daniel Ragsdale.

Yates havia provocado uma verdadeira crise institucional ao enviar uma carta a sua equipe com sérias dúvidas sobre a legalidade e a moralidade do decreto assinado por Trump na sexta-feira (27). "No momento, não estou convencida de que a defesa do decreto seja consistente com essas responsabilidades, nem de que o decreto seja legal", escreveu Yates aos subordinados.

Yates estava à frente do Departamento de Justiça desde a renúncia de Loretta Lynch e deveria permanecer no cargo até a confirmação pelo Senado de Jeff Sessions, indicado por Trump para chefiar a pasta.

Em uma nota oficial de tom agressivo, a Casa Branca afirma que "a secretária interina de Justiça, Sally Yates, traiu o Departamento de Justiça ao se recusar a garantir a aplicação da ordem legal designada para proteger cidadãos dos Estados Unidos."

"O presidente Trump substituiu Yates de suas funções e designou Dana Boente, procurador do Distrito Leste da Virgínia, para servir como procuradora-geral interina até que o senador Jeff Sessions seja confirmado [no cargo pelo Senado." A designação de Sessions, que defende a aplicação da linha dura contra os imigrantes ilegais, será abordada nesta terça-feira (31) na Comissão de Justiça do Senado, antes de seguir para o plenário.

(Com informações da Folha de S. Paulo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!