O vídeo de uma baleia jubarte nadando sem a cauda chamou a atenção de diversos internautas. As imagens do mamífero mutilado, nadando nos arredores da ilha de Nuqui (Colômbia), foram feitas recentemente pela organização ambientalista Fundación Macuáticos.
Especialistas acreditam que uma rede de pesca abandonada tenha se enrolado na parte traseira do animal. Muito apertada, a rede acabou interrompendo a circulação sanguínea até a cauda, o que acarretou a perda dela. A sobrevivência da baleia nessas circunstâncias é considerada um mistério.
Veja o vídeo:
Una ballena jorobada fue avistada con su aleta mutilada en el pacífico colombiano. Expertos aseguran que una red abandonada en el fondo del mar es la causa https://t.co/RrYMGTXHET pic.twitter.com/60AAZA4FMM
— Noticias Caracol (@NoticiasCaracol) 25 de agosto de 2018
"Mas a baleia não deverá sobreviver por muito tempo, já que a sua cauda é essencial para viajar pelo mar e é fundamental nos mergulhos mais profundos", disse Cristián Bermúdez, biólogo da entidade, segundo reportagem do "Metro".
Baleias jubartes passam todo ano pelo litoral colombiano como escala do trajeto de migração até o sul do continente.
- Baleia salta e deixa turistas assustados. Assista ao vídeo!
- Animal que 'mistura' baleia e golfinho é descoberto no Havaí. Veja a imagem!
"É terrível ver como esses grandes mamíferos estão sofrendo por causa da nossa atividade pesqueira, que não é controlada de forma adequada", disse Maria Clara Díaz Granado, diretora da organização.
(Com informações do portal Extra)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar