Sempre foi bastante comum ouvirmos sobre as  bolas de pelos na televisão, sendo retratados como algo perfeitamente normal entre os gatos, como uma reação natural ao hábito que os felinos têm de se lamber para manter a própria higiene. Porém, o ato de  vomitar bolas de pelo sinaliza que o felino está com problemas, especialmente quando acontecem com frequência, como a médica-veterinária Jade Petronilho, da Petlove, explica ao Canal do Pet.

“Quadros de vômito ou regurgito não são normais, especialmente quando acontecem de forma frequente”, explica. “Esse tipo de informação, passada pela mídia ou até mesmo em desenhos, faz parecer que isso seja o normal, mas não é.”

A veterinária ressalta que ser comum não é sinônimo de normalidade, e está fora do esperado para a saúde e qualidade de vida do pet. “Se um gato apresenta vômitos constantemente, ele precisa passar por um médico-veterinário.”

Ela alerta para a importância em saber identificar as diferenças entre vômito e regurgito, lembrando que nenhum dos casos deve ser considerado normal, especialmente quando ocorrem com frequência.

“O regurgito é, por exemplo, quando o animal acaba de comer e coloca toda a ração para fora, sem esforço algum.”

O ciclo natural dos pelos

Ao ingerir os pelos enquanto se lambe, os fios geralmente são digeridos e eliminados pelas fezes, mas alguns felinos podem ter maiores dificuldades com esse processo.

“Alguns gatos mais peludos ou que apresentem queda intensa de pelos podem acabar ingerindo uma quantidade maior e é aí que está o problema”, alerta a médica-veterinária.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS