A imagem peregrina de Santa Maria de Belém, padroeira da capital, vai percorrer neste domingo (25), mais de 10 quilômetros em uma grande carreata, pelas ruas dos bairros próximos à Catedral Metropolitana, com o intuito de divulgar a Festividade deste ano que tem como tema “Maria de Belém, estrela da evangelização”.
A festividade da padroeira da cidade, iniciará neste domingo (25) e vai até o dia 01 de setembro, dia dedicado à Santa Maria de Belém, onde acontecerão oito noites de programação litúrgica e festiva, na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha.
A saída da carreta acontecerá da Catedral com os veículos dos paroquianos enfeitados de balões, bugueiros e ciclistas, onde se pretende reunir o maior número de fiéis católicos pelas ruas por onde passar. Na ocasião, também serão entregues folderes com a programação completa da festividade. Muitas residências estarão enfeitadas durante todo o percurso para prestigiar e homenagear a padroeira da cidade. A estimativa é que a carreata chegue de volta à Catedral de Belém por volta das 11h30.
A carreata terá alguns pontos de parada para que as igrejas que ficam durante o percurso façam sua homenagem à Santa. Os veículos sairão às 08 horas em frente à Catedral e seguirá pelas seguintes ruas: Dr. Assis, Almirante Tamandaré, Gama Abreu, com uma parada em frente à Igreja da Trindade para uma homenagem, seguindo pela Av. Nazaré, Magalhães Barata, Alcindo Cacela, com outra parada em frente à Igreja de São Miguel para mais uma homenagem, seguindo pelas ruas Fernando Guilhon, Quintino Bocaiúva, Conselheiro Furtado e Serzêdelo Corrêa, parando novamente na Igreja de Santo Antônio, para receber outra homenagem, continuando a carreata pelas ruas Timbiras, Roberto Camelier, parando na Igreja de Santa Terezinha, percorrendo as ruas Honório José dos Santos, Pariquis, parando na Igreja de Santa Luzia, no bairro do Jurunas e seguindo pelas ruas de Breves, Cesário Alvim, dando uma parada na Igreja da Conceição e seguindo pela rua Dr. Malcher, chegando assim na Catedral de Belém, recebendo as bênçãos pelo Cura da Sé, Roberto Cavalli.
À noite, às 19 horas, uma missa solene será presidida pelo Cura da Sé, Roberto Cavalli. onde dará início a Festividade de Santa Maria de Belém, que este ano contará com oito noites gastronômicas e temáticas, como noite dos moradores e ex moradores do bairro da Cidade Velha, noite paraense, libanesa, árabe, portuguesa, italiana, e a noite de Abaetetuba e Cametá, onde muitos conterrâneos dos municípios residem próximo a Catedral, além do arraial cultural com apresentação de bandas musicais e grupos de sons católicos.
A programação litúrgica e cultural da Festividade abrange oito noites de festa com a realização de missas, novenas, peregrinações, carreatas, procissões e shows com artistas regionais, na Catedral Metropolitana de Belém e na praça Frei Caetano Brandão, simultaneamente, no bairro da Cidade Velha.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar