plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPRESENTANDO O PARÁ

Estudante de Belém é selecionado como Jovem Senador 2019

O estudante Breno Sanches Viana vai representar o Pará no Programa Jovem Senador 2019, em Brasília. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (7), pela organização nacional do concurso. Breno é aluno da Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionaliz

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estudante de Belém é selecionado como Jovem Senador 2019 camera Breno é da escola estadual Prof. Francisco da Silva Nunes e participou da seleção pela primeira vez por influência de seu professor | Arquivo Pessoal

O estudante Breno Sanches Viana vai representar o Pará no Programa Jovem Senador 2019, em Brasília. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (7), pela organização nacional do concurso. Breno é aluno da Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Prof. Francisco da Silva, localizada no bairro da Marambaia, em Belém.

O estudante alcançou o primeiro lugar na etapa estadual, que contou com a seleção de mais duas jovens paraenses: Rebeca Ribeiro, de Nova Timboteua, e Jéssica Batista, de Cametá. Mas apenas Breno irá a Brasília, juntamente com outros discentes de escolas públicas selecionados em todo o Brasil.

O Programa Senado Jovem Brasileiro engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. É realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso.

A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. A de 2019 ocorrerá no próximo mês de novembro, quando os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. No Pará, quase 40 escolas públicas de cerca de 20 municípios participaram da seleção. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou uma equipe técnica para mobilizar escolas e professores e incentivar a participação dos alunos.

Este ano, a participação das escolas estaduais foi 140% maior do que em 2018. O número de instituições de ensino saltou de 16 para 38 e a quantidade de redações recebidas de 259 para 1.202. Mas a mobilização alcançou 640 escolas, com o envolvimento de 163 professores e 4.700 estudantes.

"Há uma mudança significativa do entendimento da participação de programas que têm o aluno como eixo central da discussão e o protagonismo juvenil. Permitir que o aluno dialogue diversos tema, entre eles, o orçamento público, é necessário", afirma Diana Braga, coordenadora estadual do Programa Jovem Senador.

Segundo Diana, o aluno mais consciente entende e acompanha os recursos destinados à escola e participa efetivamente do controle social. Além disso, percebe no seu dia a dia a aplicação e utilização dos recursos pelos gestores, gerando mais consciência, colaboração e participação na sociedade.

Breno tem 18 anos e estuda no 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Prof. Francisco da Silva Nunes. Participou da seleção pela primeira vez por influência do professor de Redação, José Antônio. O convite foi feito a toda a turma, mas somente Breno se interessou. Em apenas um dia pesquisou o tema na internet, escreveu a redação e encaminhou ao professor, que o ajudou a fazer os ajustes necessários.

"Orientar o Breno é fácil demais. Um excelente aluno, dedicado e com uma leitura de mundo vasta. Assim, as palavras brotam. Foi uma alegria e uma responsabilidade maior ainda", revela José Antonio.

Com o tema "A participação social faz um orçamento legal", Breno chama a atenção da sociedade para que ela procure se informar mais sobre os planos orçamentários públicos. "Quando o cidadão procura se informar melhor, ele passa a ter um olhar diferente da política e entende que o bom uso dos recursos interfere na qualidade de vida das pessoas", resume. O estudante diz que ficou surpreso quando soube do resultado. "Eu tinha muita expectativa, mas nunca imaginei ficar na primeira colocação. Estou realmente muito feliz", afirma.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias