Imagens do envelopamento do Palacete Faciola e de outros prédios históricos na mesma área - avenida Nazaré com a travessa Dr. Moraes, no bairro de Nazaré, em Belém - chamaram a atenção de quem passou em frente e pelas fotos que repercutiram nas redes sociais.
Para muitos internautas, nada mais é do que um “papel de parede” para maquiar a cidade no período do Círio. “Círio de Nazaré e o prefeitura e Estado escondendo os defeitos da cidade com papel de parede”, desabafou um internauta. “Aqui em Belém a gente tem a nossa versão da famosa série Netflix: ‘la casa de wallpaper’”, brincou outro.
O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), explicou que deu início ao trabalho de conservação do Palacete Faciola, construído em 1901 por Antônio de Almeida Faciola e considerado um dos maiores acervos da “Belle Époque”.
O prédio histórico já passou por algumas obras de reforço estrutural: começou em 2009, depois foi submetido a uma intervenção, quando foi feita a revisão da cobertura e a construção de novos sistemas de cobertura para as casas 2 e 3, em 2016.
Para este ano, está prevista a instalação de um sistema de drenagem da área externa das 3 casas, além do levantamento e catalogação dos azulejos da fachada. A previsão é que ele seja totalmente restaurado em 2020.
Como parte dos projetos arquitetônicos, complementares e de restauro, há também o envelopamento do prédio, que cobre a estrutura antiga e abre espaço para um desenho majestoso, mostrando o que os paraenses podem esperar do resultado desse trabalho.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar