As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paraense estão oferecendo testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A ampliação do serviço tem por objetivo o diagnóstico precoce e o tratamento dessas doenças. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Em 2018, Belém registrou pouco mais de 1.600 casos positivos de HIV. Já em 2019, até novembro, foram cerca de 700 casos confirmados, uma redução de quase 60% de novos casos na capital.
O Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) também oferta os testes sorológicos e encaminha os usuários com resultados positivos para os serviços de referência como o Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), que fica localizada na avenida Pedro Álvares Cabral, 3371, bairro do Telégrafo.
Constantemente, são realizadas palestras e ações em saúde sobre a importância do uso do preservativo e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Unidades de Saúde, universidades e ações promovidas pela própria Secretaria.
(Com informações da Agência Belém)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar