plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
FÉ CATÓLICA

Comunidade do Caraparu celebra os 101 anos do Círio das Águas

A Vila do Caraparu, localizada no município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, comemorou no último domingo (8), a 101º edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como “Círio das Águas”, por ocorrer em sua maior

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Comunidade do Caraparu celebra os 101 anos do Círio das Águas camera Romaria para Nossa Senhora do Ó percorre as principais vias do distrito. | Irene Almeida/Diário do Pará

A Vila do Caraparu, localizada no município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, comemorou no último domingo (8), a 101º edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como “Círio das Águas”, por ocorrer em sua maior parte, no Rio Caraparu. Este ano, o tema escolhido foi “Maria, exemplo de uma igreja que se aproxima, que escuta e ilumina”.

Cerca de cinco mil pessoas participaram da festividade, que teve início com uma celebração antes do amanhecer, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no centro da vila. Um dos organizadores dessa edição, Walker Rocha, explica que a cada ano aumenta o número de participantes e de turistas de várias regiões do Pará, que vêm prestigiar a festa religiosa.

Um dos primeiros a chegar à igreja de onde se inicia a festividade foi o aposentado Orivaldo Coutinho, morador do município de Santa Izabel, que há quase quatro décadas mantém a tradição de participar do evento. Ele é um dos cerca de 30 marinheiros, voluntários que se ocupam em guiar o barco que conduz a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas águas do rio Caraparu.

“Há 38 anos tive um problema sério de saúde, um tipo de reumatismo, que me deixou quase um ano sem andar. Como sempre tive muita fé, me agarrei a ela e pedi que me curasse e, em troca, eu sempre a acompanharia no Círio. E assim tenho feito desde então. Foi um milagre. Tenho certeza disso”, contou emocionado.

Pouco antes das sete da manhã, a santa foi colocada em um andor de madeira, ornamentado com flores, entre elas rosas naturais, e foi conduzida por uma pequena procissão de fiéis até o barco, que já aguardava por sua chegada. Já no rio, o barco principal que conduzia a imagem, foi seguido por várias canoas com devotos, todos conduzidos a remo, deixando mais evidente os sons da natureza durante o trajeto. Pelo caminho, eram entoados cânticos em homenagem à padroeira da vila.

Mensagem

O padre Rosivelt Ferreira, pároco de Santa Izabel, fez questão de enfatizar para aqueles que acompanhavam a romaria, a importância da natureza para aquela celebração. “Essa aqui é a nossa casa e temos que cuidar dela, porque ela é frágil e cada vez mais está sendo vítima da ganância, da avareza e do orgulho das pessoas”, destacou.

Depois de uma hora rio adentro, a procissão fluvial chegou à Vila do Cacau, onde ocorreu uma celebração na pequena capela local, que foi toda ornamentada para receber a imagem. Prestes a completar 90 anos ainda nesse mês de dezembro, a aposentada Angelina Silva fez questão de se aproximar da imagem na capela e uma vez mais agradecer pelas graças alcançadas, por intermédio de Nossa Senhora da Conceição.

Comunidade do Caraparu celebra os 101 anos do Círio das Águas
📷 |Olga Leiria/Diário do Pará
Comunidade do Caraparu celebra os 101 anos do Círio das Águas
📷 |Olga Leiria/Diário do Pará

“Um dos meus filhos sofria com graves crises de epilepsia. Os médicos diziam que o caso dele era difícil. Foi quando decidi me ajoelhar diante dela e pedir para que ela curasse o meu filho. E foi o que ela fez. Hoje em dia, as crises praticamente já não ocorrem mais. Por isso, enquanto vida e saúde eu tiver, virei até ela agradecer”, contou.

Vila

Após a celebração na capela da Vila do Cacau, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição foi novamente conduzida à embarcação para fazer o caminho de volta para a Vila de Caraparu. Na chegada à vila, a imagem foi conduzida por policiais militares pelas ruas da comunidade. Pouco antes do meio dia, a imagem retornou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, onde foi celebrada uma missa para os presentes.

Mosqueiro também celebra cortejo para sua padroeira

Chegando a edição de número 151, com muita história, tradição e homenagens à Nossa Senhora do Ó, foi realizado neste domingo (8), mais um Círio à padroeira do Distrito de Mosqueiro. A romaria percorreu as principais vias da vila, reunindo milhares de devotos.

Romaria para Nossa Senhora do Ó percorre as principais vias do distrito.
📷 Romaria para Nossa Senhora do Ó percorre as principais vias do distrito. |Irene Almeida/Diário do Pará

Levando o tema “Com Maria, anunciamos Jesus na Amazônia Missionária” a programação começou às sete da manhã com uma missa na Capela do Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro do Chapéu Virado, reunindo logo cedo devotos e promesseiros que aguardavam ansiosamente o início da procissão. Entre eles estava Neivaldo Cabral, que acompanhava junto com o grupo Promesseiros da Corda, que participa do cortejo há 18 anos. “Cada um aqui no grupo tem sua promessa e batalha sempre para ir até o final do cortejo. A fé que cada um tem em si faz com que Nossa Senhora do Ó nos abençoe e dê forças para chegar”, disse.

O Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, presidiu a missa de abertura e acompanhou todo o cortejo. Segundo ele, a satisfação em participar da romaria era ainda maior já que esta era última enquanto integrante da Arquidiocese de Belém. “Este é um dos principais Círio que temos em Belém e é sempre emocionante estar aqui celebrando um momento tão bonito na construção da paz e fraternidade”, afirmou.

A festividade segue até o próximo dia 17 de dezembro, com programações culturais e missas celebradas por padres convidados. Segundo a organização da festividade, são esperados cerca de 30 mil fiéis nas diversas procissões realizadas até o fim das atividades.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias