plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
INICIATIVA PIONEIRA NO ESTADO

Inclusão: DOL lança ferramenta que converte textos em áudios

Estima-se que 19% da população brasileira tenha alguma deficiência na visão e que cerca de 25% de brasileiros sejam analfabetos ou semi-analfabetos. Por isso, para que a informação chegue ao maior número possível de internautas, a partir desta semana o DO

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Inclusão: DOL lança ferramenta que converte textos em áudios camera DOL

Estima-se que 19% da população brasileira tenha alguma deficiência na visão e que cerca de 25% de brasileiros sejam analfabetos ou semi-analfabetos. Por isso, para que a informação chegue ao maior número possível de internautas, a partir desta semana o DOL começa a utilizar a ferramenta Audima, que transforma todos os textos do portal em áudio.

A ideia da Audima, criada em 2017, é “gerar inclusão digital com o áudio” e buscar que, algum dia, “todo o conteúdo escrito da internet também possa ser ouvido”. As versões em áudio do conteúdo do DOL ficam localizadas no topo das reportagens, logo abaixo do título.

Para o editor executivo do DOL, Mauro Neto, a implantação da ferramenta mostra o pioneirismo do portal, no Pará, no quesito inclusão.

Mauro Neto, editor executivo do DOL.
📷 Mauro Neto, editor executivo do DOL. |

“Mais uma vez o Diário Online mostra seu pioneirismo e passa a ser o primeiro portal de Notícias do Pará a ter um aplicativo que permite pessoas cegas ou com baixa visão terem acesso integral ao seu conteúdo”, explica Mauro Neto.

“Isso é uma prova que estamos empenhados em fazer que nosso conteúdo editorial chegue mais próximo de todos.Esse é, sim, um momento importante de inclusão e cidadania. Esperamos que todos aproveitem esta ferramenta, que valoriza um público específico, que nem sempre recebe a atenção que merece e que a lei determina. Mas, vale ressaltar, a ferramenta é para todos, deficientes ou não”, conclui o editor executivo do DOL.

Conhecimento ilimitado a ser comunicado

A Audima é ferramenta de tecnologia assistiva, que “ajuda pessoas que possuem algum tipo de dificuldade a consumirem conteúdos na internet”, explica Luiz Eduardo Pedroza, um dos fundadores da startup. A outra fundadora da Audima é a irmã de Luiz, Paula Pedroza.

Luiz Eduardo Pedroza, fundador da Audima
📷 Luiz Eduardo Pedroza, fundador da Audima |Studio H

“Geralmente, [quando pensamentos em tecnologia assistiva], pensamos logo na pessoa com deficiência visual, mas o áudio vai muito além disso: ele ajuda pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas com vista cansada, pessoas que não possuem tempo para a leitura e pessoas analfabetas ou semianalfabetas”, comenta Luiz.

De acordo com o fundador da Audima, o objetivo da ferramenta é quebrar a “barreira” que essas pessoas possuem consumir o texto da internet. “A nossa tecnologia assistiva tem o objetivo de permitir que esses públicos possam consumir essa informação, considerando que a internet e os portais são os maiores geradores de informação do mundo. As pessoas precisam ter acesso a tudo isso para não ficarem à margem de todo esse conhecimento que está disponível na internet”, diz Pedroza.

Atualmente, a Audima está presente em mais de quatro mil sites dos diversos segmentos. O objetivo da empresa é que todo texto da internet possa ser ouvido. “Nosso sonho é que cada texto da internet, tenha uma versão em áudio. É para isso que a gente trabalha. E, para isso, contamos com nossos clientes e parceiros, que tornam isso possível”.

DOL é referência em inclusão no Pará

O gestor considera, ainda, que é de suma importância ter “parceiros como o DOL - que são referência nos seus Estados, grandes veículos e formadores de opinião - fazendo parte desse movimento”.

“A gente fala que hoje a gente vive no império da visão, e a gente quer transformar isso no império da comunicação, para que as pessoas possam ter acesso à informação - seja em texto, seja em áudio. É, de fato, um posicionamento muito importante que o DOL está tomando para si, posicionando-se como um portal mais inclusivo. Isso é muito bonito de ver”, conclui Luiz.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias