plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LISTA COMPLETA!

Universidades e faculdades suspendem aulas em todo o Pará

Com os novos casos de coronavírus se espalhando pelo Brasil, várias universidades, faculdades e escolas da capital paraense estão suspendendo as aulas.A medida está em sintonia com as diretrizes adotadas pelo Governo do Estado do Pará de suspender as ativ

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Universidades e faculdades suspendem aulas em todo o Pará camera Divulgação

Com os novos casos de coronavírus se espalhando pelo Brasil, várias universidades, faculdades e escolas da capital paraense estão suspendendo as aulas.

A medida está em sintonia com as diretrizes adotadas pelo Governo do Estado do Pará de suspender as atividades locais com grandes aglomerações de pessoas, e de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar de não ainda ter nenhum caso confirmado no Pará, várias instituições de ensino que já optaram por suspender temporariamente suas atividades. Saibam quais são:

- Universidade Federal do Pará (UFPA):

A Universidade Federal do Pará suspendeu as aulas no período de 19 de março a 12 de abril, em todos os campi, as atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

De acordo com a instituição, "na medida do possível, as unidades acadêmicas e os setores administrativos devem programar ações que possam ser realizadas a distância. Serão mantidas as atividades dos Hospitais Universitários e de outras unidades, definidas como essenciais. Também será mantido o trabalho assistencial das Residências em Saúde".

Ver essa foto no Instagram

A Universidade Federal do Pará, com base em informações e avaliações de seu Grupo de Trabalho (GT) sobre o novo coronavírus, informa que estarão suspensas, no período de 19 de março a 12 de abril, em todos os campi, as atividades acadêmicas e administrativas presenciais. Na medida do possível, as unidades acadêmicas e os setores administrativos devem programar ações que possam ser realizadas a distância. Serão mantidas as atividades dos Hospitais Universitários e de outras unidades, definidas como essenciais. Também será mantido o trabalho assistencial das Residências em Saúde. Informações sobre o funcionamento dos serviços essenciais serão prestadas por meio da página coronavirus.ufpa.br. Havendo necessidade, membros da comunidade poderão ser convocados para apoiar o trabalho dos Hospitais Universitários no enfrentamento da epidemia. O GT da UFPA sobre o novo coronavírus acompanhará a evolução do cenário epidemiológico no estado do Pará e divulgará, a qualquer tempo, informações atualizadas sobre o assunto. #ufpa #coronavírus

Uma publicação compartilhada por Universidade Federal do Pará (@ufpa_oficial) em

Informações sobre o funcionamento dos serviços essenciais serão prestadas por meio da página coronavirus.ufpa.br. Havendo necessidade, membros da comunidade poderão ser convocados para apoiar o trabalho dos Hospitais Universitários no enfrentamento da epidemia.

- Estácio (Doca, Nazaré e Castanhal):

Ver essa foto no Instagram

Atenção para o comunicado!

Uma publicação compartilhada por Estácio FAP | Doca (@estaciodoca) em

- Universidade da Amazônia (UNAMA):

- Centro Universitário Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra):

- Centro Universitário do Estado Pará (Cesupa):

Universidades e faculdades suspendem aulas em todo o Pará
📷 |Divulgação

- Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ):

Ver essa foto no Instagram

Nota Oficial ESAMAZ e ESAMAZTEC ⠀ - Considerando a pandemia do coronavírus declarada no dia 12 de março pelo Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS); ⠀ - Considerando o decreto assinado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, nesta data(16), que dispõe sobre as medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19), para os próximos 15 dias, no âmbito do Estado do Pará; ⠀ - Considerando as orientações da Secretaria Municipal de Saúde em nota a ser divulgada quanto aos cuidados acerca da nova doença do Coronavírus; ⠀ - Considerando as orientações do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Pará que orientam a suspensão das aulas; ⠀ - Considerando o número elevado de pessoas que circulam diariamente nas unidades da Esamaz, provenientes de diversos lugares; ⠀ - Considerando a necessidade de se evitar aglomerações, principalmente as atividades e eventos acadêmicos que reúnam uma grande quantidade de pessoas em ambientes fechados; ⠀ - Considerando que a prevenção por meio do afastamento tem se mostrado uma medida eficaz no combate à pandemia; ⠀ A Direção da Escola Superior da Amazônia vem através desta nota informar a comunidade acadêmica a suspensão das aulas na Instituição no periodo de 17 a 29 de março, com o objetivo de manter a saúde dos nossos estudantes, colaboradores e a comunidade em geral. ⠀ Informamos, também, que: ⠀ - Estão mantidas as nossas atividades administrativas; ⠀ - As atividades extra-muros, como estágios em outras unidades de saúde, mantém-se normais até regulação dos orgãos conveniados. ⠀ - Todas os atendimentos nas Clínicas da Instituição estão suspensos no mesmo período. ⠀ As medidas aqui adotadas estão sujeitas a reavaliação, a qualquer momento, conforme evolução da situação da pandemia. ⠀ Atenciosamente, ⠀ A Direção

Uma publicação compartilhada por ESAMAZ (@esamazoficial) em

- Escola Superior Madre Celeste (ESMAC):

Ver essa foto no Instagram

Ananindeua-PA, 17 de março de 2020. A Direção Geral da Sociedade Civil Integrada Madre Celeste, avaliando o cenário global acerca da disseminação do Coronavírus (COVID-19) e com o crescimento do número de casos no Brasil, seguindo as orientações dos órgãos responsáveis, com o intuito de promover medidas de prevenção e controle visando a saúde, segurança e bem – estar da população por nós assistida, vem a público informar a SUSPENSÃO PREVENTIVA de suas atividades acadêmicas no período de 17 a 22 de março. As atividades administrativas da Instituição, entretanto serão mantidas, em horário regular. Ressaltamos tratar-se de uma medida preventiva, e, que avaliaremos a situação diariamente até que as autoridades locais se manifestem com demais orientações. Recomenda-se que a comunidade acadêmica mantenha-se em casa, e evite buscar os serviços de saúde a não ser em casos de real necessidade. Agradecemos pela compreensão e colaboração! Atenciosamente, A Direção Geral da Sociedade Civil Madre Celeste

Uma publicação compartilhada por ESMAC (@esmacoficial) em

- Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ):

Ver essa foto no Instagram

Comunicado importante!

Uma publicação compartilhada por UNIFAMAZ Centro Universitário (@unifamaz) em

- Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau):

- Faculdade Pan Amazônica (Fapan):

Ver essa foto no Instagram

Considerando a crescente disseminação do Coronavírus (COVID-19) no Brasil e o posicionamento das autoridades de saúde, preventivamente, pelo bem-estar de alunos, de professores e de colaboradores, a Faculdade Pan Amazônica – FAPAN comunica a suspensão das aulas presenciais do dia 17 ao dia 29 de março de 2020. Trata-se de uma medida preventiva e a situação será continuamente analisada no decorrer do período da suspensão das atividades. Todas as informações e orientações serão imediatamente comunicadas aos interessados, pelo site, pelas redes sociais oficiais da instituição e através das coordenações de curso. Em caso de suspeita de infecção, bem como exposição à circunstâncias que envolvam a circulação do vírus, pedimos aos docentes, discentes e colaboradores que comuniquem imediatamente a instituição, para adoção de medidas previstas.

Uma publicação compartilhada por FAPAN (@faculdadefapan) em

- Faculdade Paraense de Ensino (Fapen):

Ver essa foto no Instagram

Considerando a crescente disseminação do Coronavírus (COVID-19) no Brasil e o posicionamento das autoridades de saúde, preventivamente, pelo bem-estar de alunos, de professores e de colaboradores, a Faculdade Paraense de Ensino – FAPEN comunica a suspensão das aulas presenciais do dia 17 ao dia 29 de março de 2020. Trata-se de uma medida preventiva e a situação será continuamente analisada no decorrer do período da suspensão das atividades. Todas as informações e orientações serão imediatamente comunicadas aos interessados, pelo site e pelas redes sociais oficiais da instituição. Em caso de suspeita de infecção, bem como exposição à circunstâncias que envolvam a circulação do vírus, pedimos aos docentes, discentes e colaboradores que comuniquem imediatamente a instituição, para adoção de medidas previstas.

Uma publicação compartilhada por FAPEN (@faculdadefapen) em

- FaciWyden

- Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

>>> PELO PARÁ:

Outras instituições como a UFOPA, a Unifesspa ainda não se posicionaram quanto à suspensão das atividades acadêmicas, mas essas já emitiram alertas para os cuidados com o Coronavírus (Covid-19).

- Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa):

Ver essa foto no Instagram

A Unifesspa formou um Comitê de Acompanhamento sobre a evolução do novo coronavirus e forneceu novas orientações de prevenção à comunidade acadêmica. Leia notícia completa no Portal Unifesspa! Vamos, juntos, combater a proliferação dessa doença. #UnifesspaContraoCovid19 📝São determinações do Comitê: 🔹Cancelamento de todas as viagens à serviço, dentro ou fora do país, de docentes, discentes e técnicos-administrativos, até que nova determinação seja publicada; 🔹Cancelamento de eventos com grande aglomeração de pessoas e/ou com a participação de convidados oriundos de estados com casos confirmados da doença; 🔹Servidores e estudantes que tenham retornado de viagem de estados com casos confirmados, no Brasil  ou exterior, devem comunicar seu retorno à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, no caso de servidores, e à Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, no caso de discentes, para recebimento de orientações específicas, conforme cada caso. 🔹Elas devem ficar em isolamento domiciliar por 7 (sete) dias. Caso apresentem algum sintoma, esse período deve ser de 14 (quatorze) dias desenvolvendo suas atividades remotamente ou respaldado pela apresentação de atestado médico. Essa determinação também vale para servidores ou estudantes que tiverem contato com pessoas que viajaram para locais com casos confirmados. Recomendações: Seguir as orientações de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde: 🔹Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; 🔹Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; 🔹Evitar contato próximo com pessoas doentes; 🔹Ficar em casa quando estiver doente; 🔹Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. No caso de ausência de lenço descartável, deve-se cobrir nariz e boca com o braço, na altura do cotovelo, quando espirrar ou tossir; 🔹Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; 🔹Manter os ambientes bem ventilados.

Uma publicação compartilhada por Unifesspa (@unifesspa_oficial) em

- Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes-Santarém):

A faculdade de Santarém já suspendeu as aulas também:

Ver essa foto no Instagram

Comunicado

Uma publicação compartilhada por Iespes (@iespesoficial) em

- Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa):

Universidades e faculdades suspendem aulas em todo o Pará
📷 |

A Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa)), informa que as aulas, eventos e atividades educacionais serão, inicialmente, suspensas no período de 17 a 23 de março de 2020.

A decisão segue orientação do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará – SINEPE/PA (Comunicado No. 002/2020) e setores da Faculdade. Porém, as atividades administrativas e de apoio ocorrerão normalmente, até segunda ordem. Conforme orientações governamentais, o Calendário Acadêmico será ajustado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias