A confirmação do primeiro caso de coronavírus no Pará acelerou o esvaziamento de locais públicos e shopping centers. Em dois deles, a queda no movimento é visível, com corredores e lojas vazias, sobrando reclamação de comerciantes.
E shoppings de todo o estado do Pará ficarão fechados, a partir das 20 horas desta sexta-feira (20), na intenção de prevenir a contaminação comunitária pelo coronavírus. A decisão é do governo do Pará.
Em um shopping localizado no bairro de Batista Campos, sem movimento, vendedores e lojistas conversam à espera dos clientes, que raramente entram nas lojas. Algumas registram baixa nas vendas na ordem de 50%. De acordo com alguns lojistas, nunca antes houve uma queda tão repentina no volume de compras. E para uma atividade econômica que depende diretamente do consumo, a mudança pode virar um desastre.
“Nunca vimos essa queda tão rápida e acentuada. É algo espantoso. Os corredores passam praticamente o dia todo vazio. Quase ninguém entra nas lojas. Esperamos que isso passe logo”, comentou um gerente comercial. Na praça de alimentação, raras são as cadeiras ocupadas. O cinema está fechado.
Em outro centro de compras, na avenida Visconde de Souza Franco, nos quatro andares de lojas, é possível contabilizar o número de pessoas nos corredores, poucas delas com sacolas de compras. O tradicional engarrafamento em frente ao local deu lugar à tranquilidade para embarque e desembarque. Restaurantes e praça de alimentação também estão vazios. Os parques infantis não têm crianças brincando. No interior das lojas, promoções e descontos tentam atrair clientes, sem muito sucesso.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar