A auxiliar de cozinha Maria Lúcia Paixão da Silva, trabalhadora do Hospital Geral de Mosqueiro, distrito de Belém, morreu na manhã desta quinta-feira (22) com sintomas de covid-19.
Maria Lúcia, que era portadora de lúpus, estava com sintomas do vírus há mais de uma semana e chegou a ser afastada do trabalho, segundo relatam os colegas. No entanto, ela foi chamada novamente esta semana, após uma outra funcionária se ausentar.
A perda da colega deixou os trabalhadores do hospital revoltados. Com a curva ascendente de casos da doença em todo o Pará, o principal hospital do distrito ainda carece de equipamentos básicos para segurança de funcionários e pacientes.
Os servidores informaram para a reportagem que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) prometeu enviar equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs, nesta quinta, no entanto, até as 20h, nada havia sido cumprido.
- Homem com sintomas de Covid-19 não é atendido e morre no chão da UPA da Sacramenta; veja o vídeo!
- Pará ultrapassa mil casos de Covid-19 e mortes chegam a 38
“Estamos tendo várias perdas de diferentes profissionais do setor da saúde e o que vemos é uma situação de caos. Não temos EPIs, estamos trabalhando com o mínimo de instrumentos de prevenção. Não temos máscaras N95, não conseguimos nem entrar na sala com o paciente por falta de material básico. E nossa queixa é essa. A colega não deveria ter ido. As condições são desumanas e nós estamos, além de tristes, revoltados com nossas condições de trabalho. A Sesma e a direção do hospital disseram que iam equipar hoje, mas até o presente momento não tem nada. Muitos médicos estão comprando seus equipamentos, e nós estamos fazendo coletas pra comprar equipamentos. Nossa tristeza é por conta do abandono que estamos passando, e vamos continuar tendo perdas”, disse um trabalhador da equipe do hospital, que preferiu não se identificar por receio de perseguição por parte da prefeitura de Belém.
Maria Lúcia passou mal durante a madrugada desta quinta, ficando internada no próprio hospital. Os profissionais chegaram a pedir a transferência da paciente para um hospital com maiores condições, no entanto, não conseguiram. Maria Lúcia foi entubada e não resistiu, falecendo no início da manhã. O material para o exame foi coletado e o resultado será divulgado em breve.
OUTRO LADO
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) lamentou a perda da servidora Maria Lúcia Paixão, 51 anos, que trabalhava no Hospital Geral de Mosqueiro, como auxiliar de cozinha.
A Sesma informou que todas as solicitações de laudos de seus funcionários foram respeitadas, e os servidores estão devidamente afastados.
“Mária Lúcia não deu entrada no RH do hospital HGM, portanto permaneceu com as atividades. O teste para a COVID-19 foi realizado na servidora, e o resultado deve sair ainda nesta semana”, disse.
A Secretaria informa também que o material necessário para a proteção de seus funcionários é baseado com as normas da ANVISA e estão sendo distribuídos para os servidores que trabalham em todos as unidades municipais de saúde.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar