
Desde o último dia 18 de março, a vida do paraense se transformou com o decreto de isolamento social. Atividades corriqueiras foram suspensas ou precisaram ser adaptadas, entre elas os eventos sociais, que em muitos casos migraram para as plataformas on-line, como as festas de aniversário.
A universitária Luiza Wanzeller, 18 anos, precisou recorrer ao parabéns on-line para festejar o dia 26 de abril, quando completou a maioridade. “A data do meu aniversário sempre foi muito especial para mim, justamente por partilhar esse dia com as pessoas que amo, minha família, e amigos”, justifica. “Com a pandemia, comecei a ver amigos e influenciadores digitais buscando alternativas on-line como forma de aproximar os convidados para cantar parabéns”, recorda, sobre como surgiu a ideia.
No início, a estudante de medicina conta que não ficou tão empolgada. “Mas ao compartilhar a ideia com um grupo de amigas recebi bastante incentivo e decidi realizar a videochamada”. Luiza convidou dias antes colegas e familiares, informou sobre qual plataforma iria utilizar (Skype) e o horário. “No dia do aniversário, eu e minha mãe fizemos uma pequena decoração com materiais que sobraram de aniversários anteriores e encomendamos um bolo. “Fiquei muito feliz com a experiência, pois foi totalmente inovadora e adequada para o momento”.
“REUNIÃOZINHA”
A mesma situação foi vivenciada pelo estudante Victor Gabriel, 18 anos. Acostumado a se reunir com os amigos a cada aniversário, o dia 16 de maio, este ano, foi diferente. Confinado em casa com o pai, a mãe e a irmã, o jovem preferiu respeitar as determinações dos órgãos de saúde pública e resolveu fazer uma “social” virtual para os amigos mais próximos.

“Não foi nada muito complicado. Baixamos a plataforma de reuniões (Zoom), comuniquei os convidados e consegui reunir todo mundo para cantar os parabéns e fazer uma reuniãozinha”, explica. “Eles disponibilizam um link de convite e nós enviamos para os convidados. E aí os convidados só fazem clicar, entrar e esperar a autorização”.
- Isolamento social: tempo de ensinar e aprender nas redes sociais
- Como se manter equilibrado em quarentena, com internet e ofertas de diversos produtos?
A festa teve a participação remota de 20 pessoas e serviu para aplacar um pouco da tristeza de não poder celebrar com abraços, presentes e interação física. “Consegui sentir que estou perto deles, mesmo estando distante fisicamente. É uma boa experiência porque, apesar de tudo, apesar das dificuldades, a gente consegue ver que ainda pode comemorar alguma coisa”, avalia.
CONVIDADOS
Para os convidados virtuais ouvidos pela reportagem, celebrar a renovação de um ciclo de vida de um familiar ou amigo, mesmo que à distância, é algo especial nesse período tão delicado de sofrimento mundial com a pandemia. A estudante Líria Gouvêa já participou de três aniversários e relata a experiência.
“Por mais que a gente não esteja perto, conseguimos dar carinho, que é o mais importante. Um dos aniversários foi do meu tio, por exemplo, que mora na República Dominicana. É uma forma de aproximar a gente”, avalia.
E como brasileiro dá jeito para tudo, Líria conta que em um dos aniversários que participou, da universitária Beatriz Farinha (veja abaixo), nem mesmo os comes e bebes dos convidados foram esquecidos. “Ela fez um bolinho pequeno para cada um dos convidados e deixou na portaria de cada um deles. Cada um comeu o seu depois dos parabéns. Foi bem legal pra gente se sentir parte da festa”. Sobre o presente, mais criatividade. “Gravamos um vídeo com vários amigos desejando felicidades”, recorda.
A estudante de psicologia Isabelle Risuenho, 17 anos, concorda que as reuniões virtuais suprem a falta de um abraço em quem está no berço. “A mobilização das pessoas sempre é grande para deixar o aniversariante um pouco mais feliz”, diz ela, que já participou de quatro festas on-line.
E não pense que o fato de estar em casa significa não manter o ritual de se arrumar e ficar bonita para a ocasião. “Coloquei uma roupa mais ajeitadinha, mas a mobilização maior é do aniversariante”, admite.
Forma de mostrar união
Outro frequentador assíduo de “níver” à distância é o estudante de Engenharia Naval, Rodrigo Martins, 18. “Já participei de três, todos de amigos. Já que está assim, nessa situação, a gente faz para lembrar que estamos unidos e tem funcionado muito bem”, acredita. “Inclusive teve aniversário que os avós entraram, é bem acessível”, pontua. Contudo, Rodrigo não vê a hora de tudo isso passar. “A gente não come bolo, docinho, não leva brinde pra casa. Essa parte é ruim”, afirma, aos risos.

Mas é claro que a pandemia vai chegar ao fim e os aniversários tradicionais vão voltar. A universitária Beatriz Farinha, 18 anos, aposta que isso aconteça em breve. A jovem conta que a parcela de entrada paga para o buffet da festa que faria no dia 20 de abril em comemoração a mais um ano de vida continua em poder da empresa que oferta o serviço.
“Quando isso acabar eu vou fazer uma festa. E vai ser uma ‘rave’, pra durar uma semana”, brinca, na ânsia de compensar o tempo que está confinada e a frustração de ter trocado a “social” para uma versão à distância. “Eu fiquei triste, mas acabou que foi especial. Quem não podia participar repassava o link do convite para outra pessoa. Teve bolo, salgadinho e um cenário montado na cozinha. Todo mundo reagiu muito bem. É uma esperança de que teremos dias melhores”; torce enquanto espera a segunda comemoração.
DICAS PARA UM NÍVER VIRTUAL
Existem várias plataformas on-line onde é possível fazer a reunião virtual para até 100 pessoas. Escolha uma, crie o convite e mande para os familiares e amigos com antecedência. (Zoom Metings - permite reuniões com até 100 participantes e duração de, no máximo, 40 minutos na versão gratuita; Skype - chamadas de vídeo com duração ilimitada para, no máximo, 50 pessoas; Google Duo - permite encontros de até 12 pessoas em chamada de vídeo por tempo ilimitado; WhatsApp - tem recurso de chamada de vídeo com duração ilimitada para até oito usuários).
1 – Escolha um cenário bonito e bem iluminado de sua casa e capriche na decoração como em qualquer festa. Um mural com fotos do aniversariante com os convidados, iluminado com luzes de pisca de Natal, é uma boa dica, além dos balões, letreiros e afins.
2 – A mesa com o bolo, doces e salgados também deve receber atenção especial, afinal, o aniversariante merece!
3 – Para os convidados, gravar um vídeo com uma mensagem é um presente marcante e que não custa nada. Outra opção é enviar cestas de café da manhã e flores.
4 – Convidados e aniversariante também não podem esquecer do visual. Lembre-se que apesar da distância a data continua sendo especial para todos.
5 – Não esqueça de dar print na tela da reunião, já que a imagem vai fazer parte do seu álbum de recordação de um aniversário que ficará marcado em sua história. Aproveite seu dia e divirta-se!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar