O cacique Kayapó Paulinho Paiakã faleceu, nesta quarta-feira (17), vítima de covid-19. Ele tinha 65 anos e morava na aldeia A-Ukre, a 280 km de Redenção, sendo considerado como uma das principais lideranças indígenas do país.
De acordo com informações da revista Fórum, o cacique Kayapó havia sido socorrido nesta semana e levado para a UTI de um hospital na capital depois de passar mal por conta da doença.
A revista lembrou, ainda, que em 1998, Paulinho Paiakã foi condenado, pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Pará, por unanimidade, a seis anos de prisão por ter estuprado da estudante Sílvia Letícia Ferreira, em 1992.
A morte do cacique foi lamentada nas redes sociais.
O cacique Kayapó Paulinho Paiakã, faleceu por Covid_19
— Nilto Tatto (@NiltoTatto) June 17, 2020
Paiakã tinha 65 anos, morreu nesta quarta 17/06, morava na aldeia A-Ukre, a 280 km de Redenção, foi uma das principais lideranças indígenas do país#Kayapó@ApibOficial @ciminacional @socioambiental pic.twitter.com/e8CrRTpsl6
Paulinho Paiakan, grande liderança do movimento indígena brasileiro, partiu. Estava com Covid-19. Sentirei saudades de seu olhar doce e gentil. Meus mais profundos sentimentos ao povo Kayapó e a querida e amável família Paiakan. 😢 pic.twitter.com/MZ9EvCBkte
— Juliana de Paula (@jusuindara) June 17, 2020
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar